Jatinho executivo da Honda tem primeiro acidente fatal após nove anos em serviço

Aeronave HondaJet ultrapassou os limites da pista durante tentativa de decolagem em Mesa, no Arizona, em 5 de novembro, vitimando cinco pessoas
HondaJet similar ao que se acidentou
HondaJet similar ao que se acidentou (Tetsushi Kimura)

Projeto que levou anos para entrar em serviço em 2015, o HondaJet já acumulava mais de 250 aeronaves entregues pela fabricante japonesa no começo deste ano, sem um único acidente grave.

Mas o índice de segurança impecável sofre um duro golpe em 5 de novembro quando o jato executivo de matrícula N57HP tentou decolar do Aeroporto de Mesa-Falcon, no Arizona, e acabou parando em uma estrada após a cabeceira da pista.

Quatro ocupantes do HondaJet e um motorista de um veículo atingido faleceram enquanto o piloto ficou gravemente ferido.

Vídeos mostraram a aeronave destruída após parar em arbustos no lado oposto de uma estrada.

Dados de ADS-B sugerem que o piloto tentou abortar a decolagem após atingir 133 nós mas não conseguir frear a aeronave a tempo.

Jatinho executivo varou a pista e parou em arbustos após estrada
Jatinho executivo varou a pista e parou em arbustos após estrada (Reprodução)

Desempenho eficiente e solução diferenciada

O HondaJet é um jato executivo leve de grande sucesso no mercado, desde que a Honda conseguiu concluir seu complexo desenvolvimento quase duas décadas.

Obstinação do projetista Michimasa Fujino, o avião foi esboçado em 1997 com a proposta de levar seus dois motores sobre as asas em pilones invertidos.

A configuração era promissora por reduzir o arrasto e liberar espaço na fuselagem do jato. Segundo a Honda, seu avião é até 20% mais eficiente que concorrentes de porte similar.

Para ficar mais próximo de seus principais clientes, a Honda construiu uma fábrica no Aeroporto Piedmont Triad, em Greensboro, na Carolina do Norte.

HondaJet Echelon (Honda)
HondaJet Echelon (Honda)

As entregas do HondaJet tiveram início em 2015 e chegaram ao pico em 2017 quando 43 aviões foram enviados aos clientes.

Em 2022 e 2023, o ritmo caiu enquanto a empresa projeta seu segundo modelo, o Echelon, para até 11 passageiros e que entrará em serviço em 2028

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