A GAMA, General Aviation Manufacturers Association (Associação de Fabricantes de Aviação Geral), divulgou nesta quarta-feira, 21, seu relatório de “remessas” de aeronaves a clientes em 2023, como tem sido tradição nos últimos anos.
E novamente a leitura parcial dos dados gerou manchetes distorcidas sobre o mercado de jatos executivos.
A Embraer, como tem feito regularmente, repercute os dados, colocando o Phenom 300/E como o “jato leve mais vendido do mundo”, com 63 aeronaves enviadas aos clientes – o segmento de aviação leve não usa o termo “entrega”.
Trata-se de uma afirmação correta já que o segundo colocado, o Pilatus PC-24, teve 47 aviões despachados em 2023.
No entanto, muitos veículos de imprensa erroneamente apontaram o jato executivo da Embraer como o “mais vendido do mundo”, o que é uma inverdade.
O jato executivo mais entregue em 2023 voltou a ser o SF50 Vision Jet, da americana Cirrus, e que é célebre por oferecer um sistema de paraquedas de emergência para a aeronave.
Ele teve nada menos que 96 aeronaves enviadas aos seus clientes, recorde para o modelo que começou a ser produzido em 2016 e 52% mais que o Phenom 300.
Mas por que o Vision Jet não é levado em conta nos critérios da Embraer? Por se tratar de um “jato ultra leve”, com apenas um motor e peso máximo de decolagem de 6.000 libras ou 2.727 kg – o Phenom 300 pesa mais de 8 toneladas, como comparação.
A própria empresa brasileira acrescentou ao seu material de divulgação deste ano a afirmação que o Phenom 300 foi o “líder em vendas dentre os jatos bimotores”.
Ou seja, eles não são concorrentes assim como vários outros jatos executivos se diferenciam pelo porte, desempenho e preço, mostrando que o mercado de aeronaves VIP é muito peculiar.
Embraer entregou mais aviões que a Gulfstream após 11 anos
Basta notar que a GAMA não detalha as entregas por modelos de fabricantes como a Dassault, a Bombardier e a Gulfstream. Essas empresas deixaram de divulgar dados mais claros sobre as preferências de seus clientes, o que dificulta uma análise mais clara do mercado como um todo.
A Bombardier, por exemplo, teve um ano muito forte, com 138 entregas, sendo 63 da “família” Challenger e 75 dos enormes modelos Global, mas qual jato liderou as vendas não se sabe.
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Embora não tenha hoje apenas o Praetor 600 como rival de produtos das três, a Embraer teve mais entregas que a Gulfstream, algo que não ocorria desde 2012.
A empresa brasileira, entretanto, ainda é superada com grande margem pela Cessna. A marca do grupo Textron Aviation conseguiu despachar 168 aeronaves de seu amplo portfólio, 10 a menos do que em 2022.
A informação de que a Embraer não tem aeronaves que concorrem com a Bombardier, Dassault e Gulfstream não está correta. A família Praetor, especialmente o Praetor 600, concorre com aeronaves em produção destas três outras empresas.
Comparar o Phenom 300 com o Cirrus SF50 e a mesma coisa que comparar o Super Tucano com o A10 americano.
Phenom tem 2 motores, velocidade de 850 km. hora e tem autonomia de 3720 km.
com carga maxima.
Cirrus SF 50 tem somente um motor, voa a 535 km. hora e tem autonomia de 1750 km. menos da metade do Phenom.
O concorrente do Phenom 300 é o Pilatus PC 24.
oras…. não sei aonde a reportagem quer chegar,está bem claro que o Embraer foi o mais vendido na categoria,se o monomotor aí em questão não e concorrente,oque tem de errado então na afirmação do Phenom 300 ser o mais vendido???? bebeu??? tá com dengue??? vai entender essas reportagens