A fabricante norte-americana Stratos Aircraft iniciou a campanha de testes do jatinho monomotor “ultra leve” 716X, que fez seu primeiro voo nessa quinta-feira, 2 de julho, a partir da base da empresa em Redmond, no estado do Oregon.
O primeiro ensaio de voo com a aeronave, comandada pelo piloto de testes Sean VanHatten, durou 22 minutos, começando com uma de decolagem em potência máxima e subindo até 13.500 pés de altitude (4.114 metros).
“O primeiro voo do 716X foi como o planejado, o que é uma prova da qualidade do design e do profissionalismo da tripulação aqui na Stratos”, disse VanHatten. “A aeronave está bem harmonizada e sua estabilidade direcional foi muito boa”, acrescentou o piloto da Stratos.
Lançado em 2018, o jatinho para até seis ocupantes é construído em fibra de carbono e possui apenas um motor, o turbofan Pratt & Whitney JT15D-5 de 2.900 libras de empuxo. A aeronave é uma evolução do Stratos 714, modelo experimental para quatro passageiros que decolou pela primeira vez em 2016.
“Quando introduzimos a prova de conceito 714 há três anos, o interesse do mercado era tremendo”, afirmou o diretor técnico da Stratos, Carsten Sundin. “Ficou claro que o mercado está buscando o desempenho e o conforto que estávamos oferecendo, mas em uma verdadeira aeronave de seis lugares. Conseguimos isso com o 716X. Há muito espaço para os passageiros relaxarem em vôos longos.”
O jatinho monomotor é projetado para voar a velocidade máxima de 745 km/h a 41.000 pés de altitude (12.000 metros) e tem alcance de voo estimado em aproximadamente 2.180 km.
O 716X pertence a uma nova categoria de jatos leves impulsionados por apenas um motor. Ele não é exatamente uma aeronave executiva, mas sim uma espécie de avião a jato de uso pessoal. Outro representante nesse nicho, embora mais avançado, é o Cirrus SF50 Vision. O jatinho da Stratos Aircraft é avaliado em cerca de US$ 3 milhões (R$ 15,9 milhões na cotação atual).
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