O antigo jato executivo Lockheed Jetstar que pertenceu ao cantor Elvis Presley foi leiloado no último domingo (8) por US$ 260.000 (cerca de R$ 1,3 milhão). A venda do avião ocorreu no dia em que seria o 88º aniversário do “Rei do Rock”.
Batizado pelo músico como “Hound Dog”, tal como uma de suas músicas mais famosas, a clássica aeronave foi negociada pela casa de leilões Mecum Auctions, dos EUA, que havia anunciado o leilão no fim do ano passado. Na ocasião, a empresa ofertou o jato como “uma incrível oportunidade de restauração para criar uma exposição de Elvis para o mundo apreciar”.
A identidade do comprador, que também adquiriu o documentação original do avião com a assinatura de Elvis, não foi revelada. O novo dono do Jetstar também deverá arcar com os custos de retirada do mesmo de um cemitério de aviões no deserto de Roswell, no estado do Novo México, onde o modelo encontra-se parado desde 1990.
Apesar de toda pompa e fama da aeronave, o Hound Dog ficou pouco tempo nas mãos de Elvis. O cantor comprou a aeronave “zero km” em 1975 por US$ 850 mil, mas dois anos depois ela foi revendido para uma empresa da Arábia Saudita, segundo a Mecum Auction. De toda forma, o aparelho nunca foi reformado ou alterado, por isso até hoje mantém os detalhes extravagantes de acabamento interno e a chamativa pintura externa vermelha, que foram selecionados por Presley.
O Jetstar foi um dos primeiro jatos executivos da indústria. A aeronave, com capacidade para até 10 passageiros, foi fabricada pela Lockheed entre 1957 e 1978 a produção alcançou 204 unidades.
Os aviões de Elvis Presley
O Jetstar parado em Roswell não foi o único avião do Rei do Rock. Em 1975, mesmo ano que comprou o Hound Dog, Elvis adquiriu uma coleção de aeronaves. O plano original era comprar um Boeing 707 usado, mas o dono da aeronave escolhida estava envolvido em supostos crimes. Com a compra do Boeing cancelada, o músico alugou um Fokker F-27.
E pelo visto ele gostou de voar por meios próprios. No mês seguinte já retirou o F-27 de cena e comprou dois aviões executivos, um turboélice Gulfstream G1 e um jato Dassault Falcon. E não parou por aí.
Elvis queria um avião maior. A solução veio com a compra de um Convair 880 que pertencia a Delta Airlines. Esse avião foi customizado com pintura especial e o interior ganhou novos ambientes, incluindo um quarto com cama de casal e uma sala com uma grande mesa no centro. Esse avião foi o primeiro da frota de Elvis a ganhar nome, Lisa Marie. Em seguida veio o Hound Dog.
Outros membros da família Presley e pessoas próximas ao músico também pegavam carona nesses aviões, com ou sem Elvis a bordo. Com tantos “passageiros”, o rei do rock comprou mais um Lockheed Jetstar, o Hound Dog II.
O Lisa Marie e o Hound Dog II foram os únicos aviões de Elvis que sobreviveram ao tempo preservados. A dupla está exposta no museu em homenagem ao músico, em Graceland, nos EUA.