Jatinho que pousa na terra, Pilatus PC-24 vira “hit” no Brasil

Representante da Pilatus Aircraft no mercado nacional, Synerjet espera ter 20 exemplares do PC-24 em operação no Brasil até 2024
Jato executivo “off-road”: PC-24 é vendido no Brasil com preços a partir de US$ 12,5 milhões (Pilatus)

Um dos jatos executivos mais pedidos do momento, o PC-24 da fabricante suíça Pilatus Aircraft é também um dos aviões preferidos dos visitantes da feira de aviação executiva Labace, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). A todo momento, a aeronave é cercada de curiosos e filas se formam para conhecer seu interior.

Considerado o jato executivo mais versátil do mercado, o PC-24 é uma aeronave com características únicas em sua categoria. O avião da Pilatus é certificado para pousar em pistas de terra, grama e gelo. Ele também é o único jato VIP equipado com uma porta lateral de carga. E esses detalhes e capacidade diferenciada é o que vem seduzindo compradores brasileiros.

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“É um avião que combina muito bem com o Brasil, que tem muitas pistas de pouso pouco preparadas. E o PC-24 pode operar com segurança nesses locais”, disse Alexandre Morais, gerente de vendas da Synerjet, representante da Pilatus Aircraft no Brasil, ao AIRWAY.

Segundo Morais, o primeiro PC-24 comprado por um cliente brasileiro chegou ao país em janeiro de 2020. Desde então, a Pilatus registrou mais oito jatos do tipo no Brasil e segue negociando mais unidades. “Até 2024, devemos ter 20 modelos PC-24 em serviço no Brasil. É um número considerável e que será alcançado em pouco tempo.”

Pilatus PC-24 da Amaro Aviation; modelo está exposto na Labace (Amaro Aviation)

De acordo com dados da General Aviation Manufactures Association (GAMA), em 2021 a Pilatus entregou 45 exemplares do PC-24 ao redor do mundo. Foi o quarto jato executivo mais entregue no mundo naquele período. Até o fim do ano passado, a fabricante suíça entregou 144 unidades da aeronave, que estreou no mercado em 2018.

O PC-24 exposto na Labace é o modelo com registro PS-AMA, que pertence à frota da Amaro Aviation, empresa de aviação executiva que presta serviços de gerenciamento de aeronaves e venda de cotas de propriedade compartilhada de aviões privados. “A Amaro é um dos nossos maiores clientes. Somente este ano, a empresa encomendou 12 aeronaves da Pilatus, incluindo jatos PC-24”, contou o gerente da Synerjet.

Jato utilitário

O PC-24 é um dos jatos executivos mais complexos das últimas décadas. A inspiração para a criação da aeronave veio de outro produto da Pilatus, o turboélice PC-12.

“Os clientes da Pilatus normalmente migravam do PC-12 para um jato médio de outra marca. Esse cliente, porém, ainda queria um avião que tivesse a mesma performance do PC-12. Foi daí que nasceu o PC-24, que é tão versátil quanto o PC-12”, explicou Morais.

O PC-24 é o primeiro jato executivo equipado com uma porta de carga (Pilatus Aircraft)
O PC-24 é o primeiro jato executivo equipado com uma porta de carga (Pilatus Aircraft)

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Além da capacidade para operar em aeródromos irregulares, o PC-24 também tem uma das melhores performances da categoria em pistas pavimentadas. De acordo com a fabricante, o jato pode operar em pistas com apenas 800 metros de comprimento. Ele também voa rápido e por longas distâncias: alcança velocidade máxima de 815 km/h e tem alcance de 3.768 km (com peso máximo de 8.005 kg).

Dependendo da configuração, a cabine do PC-24 comporta até 10 ocupantes. Mas por se tratar de uma aeronave certificada para operações “single pilot” (exige apenas um piloto), o assento do co-piloto pode ser ocupado por mais um passageiro.

O PC-24 pode ser configurado para transportar entre quatro e 10 passageiros (Pilatus Aircraft)
O PC-24 pode ser configurado para transportar até 11 passageiros (Pilatus)

A despeito das dificuldade de projetar e certificar um jato executivo “off-road”, a Pilatus avançou rápido no programa. O primeiro protótipo do PC-24 ficou pronto em 2014 e no ano seguinte, em 11 de maio, o modelo fez seu voo inaugural. Em 2018, a aeronave já estava certificada e liberada para ser entregue aos clientes.

“A demanda por aviões executivos está alta e o PC-24 é muito concorrido. Aqui no Brasil, a fila de espera para receber o PC-24 é de um ano e seis meses”, revelou Morais. E quanto custa? Segundo o gerente da Synerjet, o jato da Pilatus, aqui no Brasil, parte de US$ 12,5 milhões (R$ 63,3 milhões na cotação atual).

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