Uma aeronave de testes C919, primeiro jato comercial totalmente desenvolvido na China, pousou no Aeroporto Internacional de Hong Kong nesta terça-feira, 12 de dezembro.
É a primeira vez que a aeronave voa para fora da chamada “China continental”. O C919 e o jato regional ARJ21 ficarão expostos até o próximo domingo e um voo sobre o Porto de Victoria deve ocorrer no sábado, segundo a mídia local.
O C919 já está há quase 16 anos em desenvolvimento e surgiu com a missão de ser uma alternativa aos modelos Airbus A320 e Boeing 737.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A aeronave possui vários avanços tecnológicos como controles fly-by-wire e motores eficientes, mas não possui uma construção tão centrada em materiais compostos como seus rivais diretos, o 737 MAX e o A320neo.
A COMAC, entretanto, depende de muitos fornecedores ocidentais para construí-lo, como é o caso do motores turbofan Leap-1C.
Apesar disso, o C919 seria um jato comercial de preço bem mais baixo, o que não surpreende já que sua fabricante pertence ao governo da China e opera a base de subsídios.
O C919 está em operação regular há pouco mais de seis meses, quando a China Eastern Airlines colocou o primeiro avião em serviço. Um segundo exemplar passou a voar em agosto e no sábado, 9 de dezembro, a COMAC entregou a terceira aeronave.
Configurado com 164 assentos em duas classes, o C919 deverá ter um papel cada vez mais importante na companhia aérea chinesa, que tem 105 pedidos firmes a serem recebidos até 2031.