Jato C919 faz primeiro voo fora da China continental

Aeronave da COMAC e o jato regional ARJ21 pousaram no Aeroporto Internacional de Hong Kong nesta terça-feira e serão expostos até domingo
COMAC C919 em Hong Kong
COMAC C919 em Hong Kong (Redes sociais)

Uma aeronave de testes C919, primeiro jato comercial totalmente desenvolvido na China, pousou no Aeroporto Internacional de Hong Kong nesta terça-feira, 12 de dezembro.

É a primeira vez que a aeronave voa para fora da chamada “China continental”. O C919 e o jato regional ARJ21 ficarão expostos até  o próximo domingo e um voo sobre o Porto de Victoria deve ocorrer no sábado, segundo a mídia local.

O C919 já está há quase 16 anos em desenvolvimento e surgiu com a missão de ser uma alternativa aos modelos Airbus A320 e Boeing 737.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A aeronave possui vários avanços tecnológicos como controles fly-by-wire e motores eficientes, mas não possui uma construção tão centrada em materiais compostos como seus rivais diretos, o 737 MAX e o A320neo.

A COMAC, entretanto, depende de muitos fornecedores ocidentais para construí-lo, como é o caso do motores turbofan Leap-1C.

O jato regional ARJ21 também estará exposto em Hong Kong (Redes sociais)

Apesar disso, o C919 seria um jato comercial de preço bem mais baixo, o que não surpreende já que sua fabricante pertence ao governo da China e opera a base de subsídios.

O C919 está em operação regular há pouco mais de seis meses, quando a China Eastern Airlines colocou o primeiro avião em serviço. Um segundo exemplar passou a voar em agosto e no sábado, 9 de dezembro, a COMAC entregou a terceira aeronave.

Configurado com 164 assentos em duas classes, o C919 deverá ter um papel cada vez mais importante na companhia aérea chinesa, que tem 105 pedidos firmes a serem recebidos até 2031.

 

Total
0
Shares
Previous Post

Navio com lote de caça Saab Gripen para a FAB chega ao Brasil

Next Post
Aeronave de pesquisa X-59 QueSST da NASA

Avião experimental que promete voos supersônicos mais silenciosos será apresentado em janeiro

Related Posts
Total
0
Share