Jato chinês ARJ21 começa a voar com primeiro cliente estrangeiro

Em preparação para estreia comercial com o avião da COMAC, companhia TransNusa da Indonésia iniciou a campanha de treinamento de voo de 100 horas
O primeiro ARJ21 da TransNusa, da Indonésia; empresa encomendou 30 jatos (COMAC)

Primeiro cliente do jato regional ARJ21-700 da COMAC fora da China, a companhia aérea TransNusa Aviation, da Indonésia, iniciou recentemente a campanha de treinamento de voo de 100 horas com a aeronave. O procedimento antecede a entrada efetiva da aeronave em serviço, que ainda não tem um cronograma especificado pela empresa aérea.

Baseada em Jacarta, a companhia de baixo custo TransNusa recebeu seu primeiro exemplar do jato chinês em dezembro do ano passado, tornando-se a primeira cliente da COMAC no exterior. O ARJ21 da empresa indonésia é configurado para embarcar 95 passageiros em classe única econômica.

Ao todo, a transportadora encomendou 30 aviões do tipo, que serão entregues gradualmente pelo fabricante chinês até 2026. As aeronaves pedidas pela TransNusa são alugadas pela China Aircraft Leasing Group (CALC), um dos maiores arrendadores de aeronaves comerciais da Ásia.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O COMAC ARJ21-700 é projetado para transportar até 90 passageiros (Xinhua)
O ARJ21 estreou em 2016 com a companhia chinesa Chengdu Airlines (Xinhua)

A aquisição dos ARJ21 dará um novo fôlego aos negócios da TransNusa, que atualmente opera com apenas dois jatos Airbus A320 e um A320neo. No próximo mês, inclusive, a companhia fundada em 2005 dará a partida em sua primeira rota internacional, ligando Jacarta a Kuala Lumpur, na Malásia.

Introduzido no mercado chinês em 2016, o ARJ21-700 é o primeiro jato de passageiros construído na China. Embora ele seja baseado no estadunidense McDonnell Douglas DC-9. Até o final de 2022, a COMAC coletou 690 pedidos pela aeronave de 25 clientes, das quais mais de 100 foram entregues a nove empresas chinesas e para a TransNusa. Segundo o fabricante, esses aviões operam atualmente em 316 rotas e 118 cidades.

Segundo produto da COMAC, desta vez competindo com os tradicionais Airbus A320 e Boeing 737, o jato C919 deve estrear no serviço comercial em abril com a companhia China Eastern Airlines, que recebeu o primeiro aparelho no fim de 2022. Tal como a TransNusa, a transportadora chinesa cumpre neste momento a campanha de 100 horas de treinamento em voo.

Primeiro C919 do mundo: aeronave será operada pela China Eastern Airlines (Reprodução/Youtube)

Total
0
Shares
7 comments
  1. É a china crescendo, crescendo e nós aqui empacados como mulas teimosas, empresas fechando, salários vergonhosamente baixos, ou seja sem futuro para nossos filhos. Por isso formamos grandes profissionais, pesquisadores e os grandes países ricos os levam para engrandecer suas economias e nós só nos resta vender ferro e soja. Que vergonha!!!

  2. De fato estamos debaixo das garras da águia do tio Sam! Tudo que prejudica a economia americana, é sancionada imediatamente…menos a China, Rússia e alguns outros que não se dobram a essa ditadura, e vêem sua riqueza crescerem.

  3. Enquanto exportamos soja, minérios , milho etc outros países investem em tecnologia e mostram força ante os Estados Unidos e Europa que nós querem como colônia.

  4. Infelizmente, qdo um governo que olha pra frente sai e entra outro com visão do século passado, realmente não nos deixa com boas perspectivas.

  5. A China encontrou um caminho de sucesso: achatou a renda da população para atrair a produção mundial (isso é bom para quem?) pirateou descaradamente a indústria ocidental se aperfeiçoando nisso e reteve na marra talentos através de ditadura com mão de ferro que também cala a boca de quem faz qualquer oposição. Hoje invade os mares e rouba os recursos dos países soberanos do Mar da China vindo inclusive até a porta da América do Sul. Concorrência desleal mas o mundo é assim.

  6. É incrível como os chineses usaram a Embraer somente para absorver tecnologia e isso já era esperado desde quando anunciaram uma fábrica da Embraer lá. Hoje essa fábrica não existe mais faz uns 2 anos que eles não compram nenhum avião da Embraer e o pior hj eles fabricam aviões semelhantes e são concorrentes diretos no mercado de aviões regionais. Vide a reportagem.

Comments are closed.

Previous Post
Super Tucanos da Força Aérea dos EUA

Três Embraer Super Tucanos estão entre 310 aeronaves que os EUA aposentarão até 2024

Next Post
A Tianjin Airlines é o maior operador de jatos Embraer na Ásia, com mais de 60 aeronaves (byeangel)

Sem entregar jatos na China há 5 anos, Embraer fará parte da comitiva de Lula

Related Posts
Total
0
Share