O jato regional ARJ21, da fabricante chinesa COMAC, atingiu mais um marco, o primeiro voo regular para um destino em grande altitude.
A tarefa foi novamente da Chengdu Airlines, sua cliente lançadora, que concluiu um voo entre entre Casgar para Tashkurgan em 2 de julho.
A cidade na região de Xinjiang fica a 3.258 metros de altitude nas bordas de uma cadeia de montanhas com média de 4.000 metros de altitude.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Com seu relevo montanhoso na região leste, a China possui várias cidades em grande altitude, necessitando de aeronaves que possam operar em aeroportos onde o ar é mais rarefeito.
Embora o ARJ21 não seja uma aeronave desenhada para esse perfil de voo, a COMAC planeja colocar no mercado o C919 “Plateau”, com fuselagem mais curta, para 140 passageiros, e capacidade de operar em grande altitude e tempo quente.
Segundo a Administração de Aviação Civil da China (CAAC), são considerados aeroportos de grande altitude os que estão a 2.438 metros ou mais.
Em 2023, havia um total de 24 aeroportos de elevada altitude em operação em todo o país, distribuídos nas regiões sudoeste, noroeste e centro-sul, com 12 companhias aéreas operando com jatos Airbus A319, A330 e Boeing 737-700.
A Chengdu Airlines estabeleceu três bases na região de Xinjiang – Turpan, Yining e Kashgar – e deslocou nove aeronaves ARJ21 para realizar cerca de 40 rotas em 24 aeroportos.
Um dos voos marcou a estreia do ARJ21 em um destino na Ásia Central recentemente.