Jato chinês ARJ21 faz estreia em aeroporto em grande altitude

Aeronave da Chengdu Airlines concluiu primeiro voo entre Casgar e Tashkurgan, que fica a 3.260 metros de altitude
O ARJ21 no aeroporto chinês a 3.200 metros de altitude
O ARJ21 no aeroporto chinês a 3.200 metros de altitude

O jato regional ARJ21, da fabricante chinesa COMAC, atingiu mais um marco, o primeiro voo regular para um destino em grande altitude.

A tarefa foi novamente da Chengdu Airlines, sua cliente lançadora, que concluiu um voo entre entre Casgar para Tashkurgan em 2 de julho.

A cidade na região de Xinjiang fica a 3.258 metros de altitude nas bordas de uma cadeia de montanhas com média de 4.000 metros de altitude.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Com seu relevo montanhoso na região leste, a China possui várias cidades em grande altitude, necessitando de aeronaves que possam operar em aeroportos onde o ar é mais rarefeito.

China diz ter 24 aeroportos em altitudes elevadas
China diz ter 24 aeroportos em altitudes elevadas

Embora o ARJ21 não seja uma aeronave desenhada para esse perfil de voo, a COMAC planeja colocar no mercado o C919 “Plateau”, com fuselagem mais curta, para 140 passageiros, e capacidade de operar em grande altitude e tempo quente.

Segundo a Administração de Aviação Civil da China (CAAC), são considerados aeroportos de grande altitude os que estão a 2.438 metros ou mais.

Em 2023, havia um total de 24 aeroportos de elevada altitude em operação em todo o país, distribuídos nas regiões sudoeste, noroeste e centro-sul, com 12 companhias aéreas operando com jatos Airbus A319, A330 e Boeing 737-700.

A Chengdu Airlines tem sido pioneira no uso do ARJ21
A Chengdu Airlines tem sido pioneira no uso do ARJ21

A Chengdu Airlines estabeleceu três bases na região de Xinjiang – Turpan, Yining e Kashgar – e deslocou nove aeronaves ARJ21 para realizar cerca de 40 rotas em 24 aeroportos.

Um dos voos marcou a estreia do ARJ21 em um destino na Ásia Central recentemente.

Total
0
Shares
Previous Post
Aviões da Lufthansa e ITA Airways

Lufthansa ganha aval europeu para comprar 41% da ITA Airways

Next Post
Air India de olho no mercado regional

Embraer e ATR de olho? Air India quer lançar companhia regional

Related Posts
Total
0
Share