A COMAC , fabricante chinesa de aviões comerciais, teria decidido rebatizar seu jato regional ARJ21-700, que agora se chamará C909.
Uma imagem publicada na rede social Weibo revelou um avião de demonstração da fabricante chinesa com a nova denominação.
A aeronave MSN 101156 aparece com os dizeres “COMAC EXPRESS” e uma matrícula provisória B-099A.
A mudança fará o C909 ficar alinhado com seu “irmão maior”, o C919, um jato de passageiros com cerca de 170 assentos, e com o widebody C929 atualmente em desenvolvimento.
É uma estratégia semelhante a que Boeing e Airbus adotam, a primeira com a série 7X7 e a segunda com o AXXX.
“Advanced Regional Jet”
O ARJ21 surgiu em 2002 com o objetivo de estabelecer uma linha de aeronaves comerciais chinesa após alguns projetos fracassados.
Batizado como”Advanced Regional Jet” (ARJ), o avião foi baseado claramente no MD-80/90, dos EUA, apenas com algumas mudanças pontuais.
O jato possui uma configuração com dois motores turbofan GE CF-34, os mesmos dos Embraer E-Jets de primeira geração e pode transportar até 90 passageiros.
A entrada em serviço ocorreu em 2016 após um longo período de desenvolvimento. Ao menos 150 aeronaves já foram entregues a clientes, a grande maioria companhias aéreas chinesas.
Com o novo nome C909, a COMAC possivelmente espera conquistar novos pedidos, sobretudo fora da China, e passar a oferecer seu portfólio de uma forma mais integrada, como fazem suas concorrentes ocidentais.
O C909 pode ser apresentado oficialmente no Zhuhai Airshow, maior evento aerospacial chinês e que ocorrerá entre 12 e 17 de novembro, na província de Guangdong.