O jato comercial chinês C909 (antigo ARJ21) estreou voos domésticos no Vietnã no sábado, 19. Duas aeronaves da Chengdu Airlines em wet-leasing asssumiram voos da VietJet entre Hanoi, Ho Chi Minh e Con Dao.
Os dois aviões de matrícula B-656E e B-652G haviam saído de Chengdu em direção à Hanoi em 12 de abril e ostentam uma pintura híbrida com o nome das duas companhias aéreas e a marca de 75 anos das relações entre a China e o Vietnã.
A estreia do C909 no Vietnã ocorreu após a VietJet aguardar uma mudança da legislação de aviação civil do país a fim de permitir a operação de aeronaves comerciais chinesas.
Para isso, o governo decidiu aceitar a certificação de tipo emitida pela CAAC (autoridade de aviação da China) com os mesmos requerimentos usados para aprovações feitas pela FAA (EUA) e EASA (Europa).

Desde janeiro, a VietJet esperava colocar os dois C909 em serviço para a cidade de Con Dado, cuja pista não comporta jatos maiores.
Originalmente, a transportadora de baixo custo pretendia alugar dois Embraer E190, mas acabou aproveitando o interesse da COMAC em expandir a operação de seus jatos.
Com a VietJet, o C909 passa a voar em três companhias aéreas fora da China.
Além da pioneira TransNusa, da Indonésia, a Lao Airlines recentemente recebeu uma aeronave em leasing pela COMAC e que está em serviço desde o início de abril.
