A pintura solitária da China Eastern Airlines como única operadora do jato chinês C919 é passado. A aeronave rival do A320 e do 737 foi fotografada em voo com as cores da Air China e China Southern Airlines nos últimos dias.
Imagens dos dois primeiros jatos foram publicadas na rede social chinesa Weibo e mostram as aeronaves com registros provisórios B-002L e B-002M decolando do Aeroporto de Pudong, em Xangai, onde ficam as instalações da fabricante COMAC.
Segundo registros, o C919 da China Southern Airlines decolou pela primeira vez em 3 de agosto enquanto o avião da Air China concluiu seu voo inaugural em 9 de agosto.
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Na China Southern, o C919 receberá a matrícula B-919J e será configurado com 164 assentos, com oito lugares na classe executiva e 156 na econômica, mas com algumas fileiras mais espaçosas em assentos da “econômica premium” Pearl.
A Air China deverá registrar seu primeiro C919 como B-919X, segundo o Planespotters. A configuração da cabine principal, no entanto, será mais confortável, com oito assentos na executiva e apenas 150 assentos na econômica.
As duas companhias aéreas estatais encomendaram 100 aeronaves cada junto à COMAC no começo do ano. A China Eastern, cliente lançadora, tem 105 pedidos firmes.
Espera-se que as duas aeronaves sejam entregues a seus clientes ainda em agosto, iniciando uma nova etapa em sua carreira comercial.
Certificação pela EASA esperada para 2025
Segundo a mídia chinesa, o C919 está perto de obter a certificação de tipo emitada pela EASA, a agência de aviação civil europeia.
A expectativa é que isso ocorra em 2025, abrindo uma enorme janela oportunidades de encomendas para a COMAC já que a aprovação pela EASA é geralmente seguida por outras autoridades de aviação civil no mundo.
Apesar disso, há receios quanto à capacidade de produção da COMAC, que ainda está em uma taxa muito baixa.
Além disso, o C919 depende de muitos componetes ocidentais como o motor Leap1-C, fornecido pela CFM, e que também equipa o Boeing 737 MAX e o Airbus A320neo.