Jato chinês C919 já voa com as cores de duas novas empresas aéreas

Aeronaves da Air China e China Southern Airlines concluíram seus primeiros voos em agosto e deverão ser entregues em breve
O primeiro C919 com as cores da Air China
O primeiro C919 com as cores da Air China (Nalighte/Weibo)

A pintura solitária da China Eastern Airlines como única operadora do jato chinês C919 é passado. A aeronave rival do A320 e do 737 foi fotografada em voo com as cores da Air China e China Southern Airlines nos últimos dias.

Imagens dos dois primeiros jatos foram publicadas na rede social chinesa Weibo e mostram as aeronaves com registros provisórios B-002L e B-002M decolando do Aeroporto de Pudong, em Xangai, onde ficam as instalações da fabricante COMAC.

Segundo registros, o C919 da China Southern Airlines decolou pela primeira vez em 3 de agosto enquanto o avião da Air China concluiu seu voo inaugural em 9 de agosto.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Na China Southern, o C919 receberá a matrícula B-919J e será configurado com 164 assentos, com oito lugares na classe executiva e 156 na econômica, mas com algumas fileiras mais espaçosas em assentos da “econômica premium” Pearl.

Primeiro de 100 jatos C919 da China Southern Airlines (Weibo)
Primeiro de 100 jatos C919 da China Southern Airlines (Weibo)

A Air China deverá registrar seu primeiro C919 como B-919X, segundo o Planespotters. A configuração da cabine principal, no entanto, será mais confortável, com oito assentos na executiva e apenas 150 assentos na econômica.

As duas companhias aéreas estatais encomendaram 100 aeronaves cada junto à COMAC no começo do ano. A China Eastern, cliente lançadora, tem 105 pedidos firmes.

Espera-se que as duas aeronaves sejam entregues a seus clientes ainda em agosto, iniciando uma nova etapa em sua carreira comercial.

Certificação pela EASA esperada para 2025

Segundo a mídia chinesa, o C919 está perto de obter a certificação de tipo emitada pela EASA, a agência de aviação civil europeia.

Classe econômica do C919
Classe econômica do C919 (VIA)

A expectativa é que isso ocorra em 2025, abrindo uma enorme janela oportunidades de encomendas para a COMAC já que a aprovação pela EASA é geralmente seguida por outras autoridades de aviação civil no mundo.

Apesar disso, há receios quanto à capacidade de produção da COMAC, que ainda está em uma taxa muito baixa.

Além disso, o C919 depende de muitos componetes ocidentais como o motor Leap1-C, fornecido pela CFM, e que também equipa o Boeing 737 MAX e o Airbus A320neo.

Total
0
Shares
Previous Post
Fragata F200 Tamandaré: projeto conjunto da Embraer com a alemã thyssenkrupp

Mais que aviões: Embraer agora lança seu primeiro navio de guerra

Next Post
A Aer Lingus deverá receber alguns A321XLR no futuro

A321XLR de volta aos planos da Aer Lingus após acordo trabalhista

Related Posts
Total
0
Share