Quantos jatos comerciais foram encomendados no 1º semestre? O número final ainda depende da divulgação dos resultados da Embraer, que ocorrem a cada três meses. Ainda assim já há registros de pelo menos 788 aeronaves vendidas até junho, conforme levantamento de Airway.
E a aeronave que liderou os pedidos pela primeira vez foi o chinês COMAC C919. A aeronave conquistou 200 pedidos firmes da Air China e China Southern Airlines, superando o best-seller Airbus A321neo, que teve 181 pedidos.
Desenvolvido como uma alternativa ao A320 e o Boeing 737, o C919 pode transportar até 164 passageiros e está há pouco mais de um ano em serivço comercial com a China Eastern Airlines, sua única operadora até aqui com seis aeronaves.
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Mas a estatal COMAC ampliará a produção nos próximos anos, tornando o C919 uma aeronave mais comum no transporte aéreo na China.
Embora isso seja esperado, já que o governo chinês controla não apenas a COMAC mas como as maiores empresa aéreas do país, não deixa de ser um marco na indústria.
Pedidos do 737 MAX somados
Como dito, o A321neo ocupou o segundo lugar, confirmando a grande demanda pelo modelo, capaz de transportar até 244 passageiros e voar por grandes distâncias.
A Airbus busca ampliar sua produção para conseguir atender a tantos pedidos, mas não tem sido fácil diante de problemas na cadeia de fornecedores.
A Boeing, a despeito dos inúmeros problemas, conseguiu 101 pedidos firmes do 737 MAX, que aparece em seus relatórios com todas as variantes somadas e faz a aeronave subir alguns degraus.
Em 4º lugar aparece o Embraer E175, graças ao enorme pedido de 90 aeronaves fechado pela American Airlines.
A companhia aérea dos EUA, por sinal, foi responsável por um terço dos pedidos firmes do 1º semestre graças aos acordos não apenas com a Embraer mas também com a Boeing e a Airbus, cada uma contemplada com 85 pedidos.
Widebodies
O A350 foi o widebody mais encomendado do ano até aqui, com 98 pedidos na soma das duas versões de passageiros.
O rival Boeing 777X, ainda à espera da certificação de tipo, teve 30 pedidos, seguido do A330-900 com 23 aeronaves. O 787 Dreamliner, por sua vez, teve apenas 13 pedidos.
O cargueiro 777F superou o A350F com 12 pedidos contra cinco aeronaves do modelo da Airbus.
Embraer sobe, A220 encolhe
No segmento de jatos com até 150 assentos, a Embraer deu um baile na Airbus e o rival A220.
A família E2 fechou apenas um acordo, com a estatal Mexicana de Aviación quem comprou 10 E190-E2 e 10 E195-E2, mas foi o suficiente impôr uma derrota à gigante europeia.
A Airbus não só não fechou nenhum pedido de A220 no semestre como teve 12 encomendas anteriores canceladas.
A321 com 240 lugares ?
Mais vendido ? Em um país comunista. Eu fabrico e obrigo todas as empresas estatais a comprarem (?) ou receberem de graça. Foram 200 aeronaves .
Oi Paulo,segundo a Airbus, o A321neo pode acomodar até 244 passageiros. Veja: https://aircraft.airbus.com/en/aircraft/a320-the-most-successful-aircraft-family-ever/a321neo