Jato chinês rival do A320 e 737 ganhará nova fábrica

COMAC C919 tem mais de 1.000 intenções de compra, com pelo menos 300 pedidos firmes de três grandes companhias aéreas chinesas
Protótipo do COMAC C919
Protótipo do COMAC C919 (Reprodução)

A COMAC já iniciou as tratativas para expandir a linha de montagem do novo jato C919 em suas instalações em no Aeroporto de Pudong, em Xangai.

A empresa estatal de engenharia AVIC-CAPDI afirmou em redes sociais na China que dará início à segunda fase de expansão da fábrica da COMAC, onde é produzida a aeronave de 170 assentos.

A nova área de produção deverá ocupar 330.000 metros quadrados e incluir um armazém de peças e pátio, além da linha de montagem, segundo a Reuters.

O anúncio ocorre semanas após a COMAC fechar dois pedidos para um total de 200 jatos C919, encomendados pela Air China e pela China Southern Airlines. Há ainda um primeiro grande pedido da China Eastern Airlines fechado em setembro passado.

Cadência de produção de 150 aeronaves

Atualmente, a fabricante estatal chinesa produz a aeronave em pequenos lotes enquanto aprimora os processos de montagem e avalia o desempenho dos cinco primeiros C919 entregues para a China Eastern.

O C919 está em serviço há quase um ano, voando a partir de Xangai para Pequim, Chengdu e Xi’an.

Dois C919 da China Eastern Airlines (CEA)
Dois C919 da China Eastern Airlines (CEA)

Os planos do governo da China, que controla a COMAC, são de atingir uma cadência de produção anual de 150 C919 até 2028.

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Trata-se de um patamar bastante elevando considerando que a Airbus tem entregado pouco menos de 250 A320neo nos últimos anos. O C919 é um competidor direto do jato europeu e do Boeing 737.

Se por enquanto a grande maioria dos pedidos é originária de empresas aéreas chinesas, a COMAC almeja obter a certificação de tipo para que o C919 possa ser exportado no futuro.

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