A COMAC já iniciou as tratativas para expandir a linha de montagem do novo jato C919 em suas instalações em no Aeroporto de Pudong, em Xangai.
A empresa estatal de engenharia AVIC-CAPDI afirmou em redes sociais na China que dará início à segunda fase de expansão da fábrica da COMAC, onde é produzida a aeronave de 170 assentos.
A nova área de produção deverá ocupar 330.000 metros quadrados e incluir um armazém de peças e pátio, além da linha de montagem, segundo a Reuters.
O anúncio ocorre semanas após a COMAC fechar dois pedidos para um total de 200 jatos C919, encomendados pela Air China e pela China Southern Airlines. Há ainda um primeiro grande pedido da China Eastern Airlines fechado em setembro passado.
Atualmente, a fabricante estatal chinesa produz a aeronave em pequenos lotes enquanto aprimora os processos de montagem e avalia o desempenho dos cinco primeiros C919 entregues para a China Eastern.
O C919 está em serviço há quase um ano, voando a partir de Xangai para Pequim, Chengdu e Xi’an.
Os planos do governo da China, que controla a COMAC, são de atingir uma cadência de produção anual de 150 C919 até 2028.
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Trata-se de um patamar bastante elevando considerando que a Airbus tem entregado pouco menos de 250 A320neo nos últimos anos. O C919 é um competidor direto do jato europeu e do Boeing 737.
Se por enquanto a grande maioria dos pedidos é originária de empresas aéreas chinesas, a COMAC almeja obter a certificação de tipo para que o C919 possa ser exportado no futuro.