A frota de jatos C919 tem crescido e acaba de atingir 14 aeronaves em serviço após a entrega na quinta-feira, 19, de mais uma unidade para a China Southern Airlines, o terceiro recebido pela empresa aérea sediada em Guangzhou.
O dia 19 de dezembro também também foi marcado por outro feito, o embarque do milionésimo passageiro a bordo da aeronave da fabricante COMAC.
Segundo a estatal, o voo MU2158 da China Eastern Airlines transportou a passageira ‘Sra. Lin’, entre Xangai e o Aeroporto de Xi’an Xianyang.
“O número de passageiros transportados pela aeronave C919 de produção nacional ultrapassou 1 milhão hoje, e a milionésima passageira está neste voo,” anunciou a tripulação da companhia aérea.
Primeiro aeronave comercial totalmente desenvolvida na China, o C919 é um jato de fuselagem estreita da mesma categoria do Airbus A320 e do Boeing 737.
Pode transportar cerca de 160 a 170 passageiros em distâncias de até 5.550 km. Ele é propulsionado por turbofans CFM Leap-1C similares aos usados pela série MAX e Neo, mas seria menos eficiente que os rivais ocidentais.
Mais de 300 encomendas de três empresas aéreas principais da China
Após um longo desenvolvimento, o C919 entrou em serviço comercial em 28 de maio de 2023, portanto, há menos de 20 meses.
Dos 14 jatos em ativos, nove estão na frota da China Eastern, sua cliente lançadora. A empresa baseada em Xangai já havia concluído 6.240 voos em oito rotas transportando mais de 850.000 passageiros até aqui.
As companhias aéreas também estatais Air China e China Southern tem duas e três aeronaves, respectivamente.
A Air China opera quatro rotas de Pequim para Xangai, Hangzhou, Chengdu e Wuhan com o C919. Já a China Southern atende a quatro destinos a partir de Guangzhou: Xangai, Chengdu, Hangzhou e Haikou.
A produção da aeronave, que ainda é bastante pequena, deve ser ampliada gradativamente nos próximos anos para suprir os mais de 300 pedidos firmes das três companhias aéreas, além de outros clientes.