Dias após voar um protótipo do jato regional SJ-100 ‘russificado’, a United Aircraft Corporation (UAC) fez algo similar com o MC-21, um avião comercial de maior e mais moderno, capaz de levar até 211 passageiros.
A aeronave de testes número 005 (registro (73055) decolou das instalações de Irkustk para um voo de 1 hora e 15 minutos que atingiu 580 km/h e uma altitude de 3.000 metros.
Segundo a UAC, empresa que controla a Yakovlev, trata-se do início dos testes de voo para desenvolvimento da variante de produção do MC-21.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Quase todo russo
Dois protótipos modificados com componentes russos farão parte do programa de testes para certificação da aeronave na variante MC-21-310.
“O MC-21 foi projetado para substituir aviões Boeing e Airbus nos céus da Rússia. Trata-se de uma aeronave avançada em termos de características, muito moderna e confortável, com aerodinâmica excepcional e sistemas de bordo de nova geração. Em combinação com os motores PD-14, isso garante baixos custos operacionais e boa economia para as companhias aéreas”, disse Oleg Yevtushenko, diretor executivo da Rostec, estatal de tecnologia da Rússia.
No entanto, o voo desta terça-feira ocorreu ainda sem todos os sistemas substituídos. Segundo a UAC, a aeronave recebeu um conjunto de equipamentos de aviônicos de fabricação russa, incluindo computadores, sistemas de navegação e equipamentos de radiocomunicação, além de uma unidade auxiliar de energia doméstica, sistemas de ar condicionado e controle de pressão, entre outros.

Substituto para o Boeing 737 e o Airbus A320
O MC-21-310 também voa com o turbofan PD-14, desenvolvimento para substituir o Pratt & Whitney GTF que equipou os primeiros protótipos.
A aeronave deve substituir jatos Boeing 737 e da família A320 da Airbus que voam nas companhias aéreas russas e são sujeitos a sanções econômicas após a invasão militar da Rússia à Ucrânia.

“Nossos planos incluem um voo para Zhukovsky para realizar voos no âmbito do programa de testes de certificação. Paralelamente, continuamos trabalhando no MC-21 totalmente russo, que agora está na oficina de montagem final e participará dos voos posteriormente”, observou o CEO da UAC, Vadim Badekha.
O início da produção em série do MC-21 tem sido postergado várias vezes, mas é previsto para o segundo semestre de 2026, segundo afirmou Anton Alikhanov, Minister of Industry and Trade, em março.