Jato comercial MC-21 faz primeiro voo quase totalmente ‘russo’

Avião de 211 lugares é desenvolvido pela estatal UAC para substituir os Boeing 737 e Airbus A320 nas companhias aéreas da Rússia
O MC-21-310 quase todo russo decola pela primeira vez
O MC-21-310 quase todo russo decola pela primeira vez (UAC)

Dias após voar um protótipo do jato regional SJ-100 ‘russificado’, a United Aircraft Corporation (UAC) fez algo similar com o MC-21, um avião comercial de maior e mais moderno, capaz de levar até 211 passageiros.

A aeronave de testes número 005 (registro (73055) decolou das instalações de Irkustk para um voo de 1 hora e 15 minutos que atingiu 580 km/h e uma altitude de 3.000 metros.

Segundo a UAC, empresa que controla a Yakovlev, trata-se do início dos testes de voo para desenvolvimento da variante de produção do MC-21.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Jato usa motores russos PD-14 (UAC)

Quase todo russo

Dois protótipos modificados com componentes russos farão parte do programa de testes para certificação da aeronave na variante MC-21-310.

“O MC-21 foi projetado para substituir aviões Boeing e Airbus nos céus da Rússia. Trata-se de uma aeronave avançada em termos de características, muito moderna e confortável, com aerodinâmica excepcional e sistemas de bordo de nova geração. Em combinação com os motores PD-14, isso garante baixos custos operacionais e boa economia para as companhias aéreas”, disse Oleg Yevtushenko, diretor executivo da Rostec, estatal de tecnologia da Rússia.

No entanto, o voo desta terça-feira ocorreu ainda sem todos os sistemas substituídos. Segundo a UAC, a aeronave recebeu um conjunto de equipamentos de aviônicos de fabricação russa, incluindo computadores, sistemas de navegação e equipamentos de radiocomunicação, além de uma unidade auxiliar de energia doméstica, sistemas de ar condicionado e controle de pressão, entre outros.

O MC-21-310 deve entrar em produção no segundo semestre de 2026 (UAC)

Substituto para o Boeing 737 e o Airbus A320

O MC-21-310 também voa com o turbofan PD-14, desenvolvimento para substituir o Pratt & Whitney GTF que equipou os primeiros protótipos.

A aeronave deve substituir jatos Boeing 737 e da família A320 da Airbus que voam nas companhias aéreas russas e são sujeitos a sanções econômicas após a invasão militar da Rússia à Ucrânia.

Cabine de passageiros do MC-21 (UAC)

“Nossos planos incluem um voo para Zhukovsky para realizar voos no âmbito do programa de testes de certificação. Paralelamente, continuamos trabalhando no MC-21 totalmente russo, que agora está na oficina de montagem final e participará dos voos posteriormente”, observou o CEO da UAC, Vadim Badekha.

O início da produção em série do MC-21 tem sido postergado várias vezes, mas é previsto para o segundo semestre de 2026, segundo afirmou Anton Alikhanov, Minister of Industry and Trade, em março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Novo terminal de passageiros do Aeroporto de Congonhas

CEO da Aena anuncia início das obras do novo terminal de passageiros em Congonhas

Related Posts