O avião comercial de nova geração MC-21-310, da Rússia, está mais perto de ser produzido em série após sua fabricante, a Yakovlev, receber o primeiro lote de série do motor PD-14.
Os motores foram fornecidos pela United Tecnologies Corporation (UEC), ligada à Rostec, estatal russa de tecnologia, mas não foi revelada a quantidade de turbofans entregues.
O PD-14 é um dos novos motores que estão em desenvolvimento no país para substituir similares ocidentais que são alvo de sanções após a invasão militar russa à Ucrânia há três anos.
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O turbofan é uma alternativa local ao Pratt & Whitney PW1400G (GTF), que foi projetado para o MC-21-300.
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Além dele, a UEC também está testando o PD-8, que tomará o lugar do SaM-146 como motor do jato regional SJ-100, e o PD-35, um turbofan de grande dimensões projetado para o widebody CR929, uma parceria entre Rússia e China que foi encerrada.
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Segundo a Rostec, o PD-14 possui 16 tecnologias críticas em novos materiais, revestimento e soluções de design como pás ocas de titânio, que são mais leves.
O MC-21 é uma aeronave comercial concorrente das famílias Boeing 737 e Airbus A320 e deveria contar com fornecedores globais com o objetivo de ser exportado.
O bloqueio econômico do Ocidente, no entanto, tornou o jato um produto voltado para transportadas russas e de países aliados de Moscou.
A variante MC-21-310 pode levar de 163 a 211 passageiros e sua produção em série é aguardada para 2026 após vários adiamentos.