O mais novo jato comercial desenvolvido na Rússia, o MC-21 (MS-21) está passando por um longo processo de substituição de componentes originalmente fornecidos pelo Ocidente.
Atualmente, a Yakovlev, fabricante que assumiu o projeto dentro do conglomerado UAC (United Aircraft Corporation), passa por voos de certificação da variante MC-21-310, que foi equipada com motores PD-14 no lugar do PW1400G, que era fornecido pela Pratt & Whitney.
A mais nova etapa atingida, segundo a Rostec, estatal russa de tecnologia, é a entrega de sistemas de aviônicos desenvolvidos no país.
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O trabalho coube à Concern Radioelectronic Technologies que enviou recentemente o primeiro conjunto de aviônicos, incluindo painéis de controle de sistemas de aeronaves e equipamentos de iluminação.
O projeto contou com o apoio do Ulyanovsk Instrument Design Bureau, que desenvolveu o software do cockpit do MC-21. Segundo a Rostec, o equipamento é capaz de controlar sistemas hidráulicos, de combustível, inerciais, antigelo, sistemas de proteção contra incêndio, ar condicionado, medição de velocidade, entre outros.
“Mesmo antes do início da SVO [Operação Militar Especial, como os russos chamam a invasão à Ucrânia], o projeto MC-21 tornou-se alvo de sanções ocidentais. Apesar da pressão sem precedentes e da necessidade de substituição de importações em grande escala, as empresas Rostec estão dando conta das tarefas atribuídas”, disse o Diretor Executivo da Rostec, Oleg Yevtushenko.
Ele explicou ainda que estão sendo feitos testes de solo e a instalação dos equpamentos no MC-21. O novo jato deverá substituir aeronaves ocidentais como o Airbus A320 e o Boeing 737, mas não há uma previsão segura até o momento.
Boa sorte!
Muito boa sorte para quem voar nisso… Vai precisar.