O widebody A350 completaria nove anos em serviço sem nenhum acidente grave em 15 de janeiro, quando a Qatar Airways estreou a avançada aeronave da Airbus.
Nesta terça-feira, 2 de janeiro, no entanto, um A350-900 da Japan Airlines colidiu com um turboélice Dash 8 após pousar na pista 34R do Aeroporto Internacional de Haneda, em Tóquio. As circunstâncias do acidente ainda não eram conhecidas quando este artigo foi publicado.
O avião de matrícula JA13XJ acabou engulido pelas chamas após se arrastar pela pista com o trem de pouso do nariz colapsado. Todos os 379 passageiros e tripulantes tiveram tempo de evacuar da aeronave antes que a fuselagem fosse destruída pelo fogo.
Um vídeo postado por um passageiro mostrou o motor direito ainda em funcionamento enquanto as pessoas se afastavam da aeronave.
Mais de 570 jatos A350 em serviço no mundo
A Japan Airlines é uma cliente recente do A350, do qual encomendou 31aeronaves, incluindo a variante A350-1000, que teve o primeiro jato entregue em dezembro.
A aeronave JA13XJ estava em serviço desde o final de 2021 e era configurada com uma cabine de três classes de serviço, com 12 assentos na primeira classe, 94 na executiva e 263 assentos na econômica.
O A350-900 é de longe a versão mais encomendada da família, com 821 aeronaves com pedidos firmes. A aeronave foi oficialmente lançada em 2006 como uma resposta ao Boeing 787 Dreamliner, que havia introduzido várias tecnologias em seu projeto.
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A Airbus fez uso de recursos semelhantes como construção em sua maioria em material composto, asas com perfil super eficiente, motores de alta razão de diluição e conforto da cabine de passageiros aprimorado.
Segundo dados da Airbus, em novembro de 2023 havia 571 A350 em serviço no mundo.