A COMAC, principal fabricante de aeronaves comerciais da China, está prestes a completar uma centena de jatos ARJ21-700 entregues. Segundo registros do Planespotter, a aeronave de 90 lugares já teve 97 unidades concluídas, incluindo 10 que estão registradas com a própria companhia.
Em 2022, há pelo menos 26 registros de entregas do jato bimotor, o primeiro considerado como projetado pela China – o ARJ21, no entanto, se “inspira” fortemente nos modelos MD-90 dos EUA.
O movimento de entregas na fábrica da COMAC em Xangai neste trimestre foi intenso. Até o momento, 15 aeronaves foram entregues a clientes como Air China, Chengdu Airlines, OTT Airlines e China Express Airlines.
Como se nota, todas elas transportadoras chinesas, ligada ao governo comunista, que determina quais aviões elas deverão utilizar, mas houve o primeiro envio de um ARJ21 para um cliente fora do país, a TransNusa, da Indonésia.
O “patrocínio” estatal explica o sucesso do ARJ21 após anos de lento desenvolvimento, mas não deixa de ser uma situação preocupante para concorrentes ocidentais.
Com um dos maiores mercados de viagens aéreas do mundo, a China é prioridade para a Airbus, Boeing e Embraer, porém, o cenário promete ser difícil nos próximos anos. Além do ARJ21, também o C919, com 168 assentos, deverá seguir um caminho semelhante, com centenas de encomendas de empresas aéreas chinesas.
Mesmo que dependa apenas do mercado doméstico, a COMAC deverá assumir o posto de terceiro maior fabricante de aeronaves comerciais no mundo, desbancando a Embraer.
O ARJ21, cujo primeiro avião foi entregue em junho de 2016, já supera com folga o total de jatos E2 da fabricante brasileira, que até a semana passada somava 66 aeronaves enviadas aos clientes – incluindo jatos que estão registrados em nome da companhia, por questão de isonomia com os números da COMAC.
Neste ano, a COMAC entregou o dobro de ARJ21 se comparado aos E2 – foram 13 E195-E2 entregues, incluindo dois para a Porter Airlines.
A Embraer ainda mantém vantagem por conta do E175, popular versão da 1ª geração de grande aceitação nos EUA, mas com o ritmo de produção em aceleração e o início de entregas do C919, a COMAC certamente abrirá vantagem nos próximos anos.
Operador | ARJ21-700 |
---|---|
COMAC | 10 |
Chengdu Airlines | 28 |
Air China | 13 |
OTT Airlines | 15 |
Jiangxi Air | 5 |
Genghis Khan Airlines | 5 |
China Southern Airlines | 14 |
China Flight General Aviation Company Limited | 2 |
China Express Airlines | 5 |
Total | 97 |
Bom até onde vai o comunismo e seu financiamento Estatal? Vamos fazer um bolão?
Competição desigual de empresa chinesa estatal de um país com população de bilhões de pessoas contra uma empresa privada do Brasil. A matéria precisa enaltecer a Embraer pelo que tem feito neste acirrado mercado. Será que vai fazer comentários semelhantes com o cenário que se aproxima na disputa da China com os modelos Airbus e Boeing??
sinceramente acho estes aviões da Comac ainda sem critério de segurança de voos.
Comparar a COMAC estatal, re-fabricando um avião dos anos 70 e vendendo para aéreas estatais chinesas com a EMBRAER é no mínimo sem noção.
Não precisa puxar saco mas vcs gostam da Embraer né , kkkk
Não estou entendendo a reação de alguns leitores em relação a matéria, que é sensata e bem informativa. Apenas mostra a realidade do avião chinês dentro do seu mercado.