A Marinha da França substituirá seus antigos turboélices Atlantique 2 (ATL2) por uma variante de patrulha marítima baseada do jato de passageiros Airbus A321XLR.
A informação foi revelada pelo jornal francês La Tribune, que atribuiu à escolha ao maior espaço interno e alcance da aeronave.
A Airbus revelou a versão A321 MPA durante o evento Euronaval 2024, em Paris. Ela [e uma proposta mais capaz que o A320 MPA apresentado anteriormente.
Se for confirmada a escolha, a Airbus terá derrotado a Dassault Aviation, que propunha uma variante do jato executivo Falcon 10X.
A Direção Geral de Armamentos (DGA), ligada ao governo, lançou a concorrência em dezembro de 2022 e enviou requerimentos para as duas fabricantes.
O novo avião de patrulha marítima deve entrar em serviço no início dos anos 2030 e aposentar os antigos turboélices Atlantique 2, que iniciaram operação nos anos 90 já como uma atualização do Breguet Atlantic.
Concorrente para o P-8 Poseidon, da Boeing
Uma variante de patrulha marítima é um antigo objetivo da Airbus, que tentava convencer os governos francês e alemão a escolhê-lo como sucessor dos turboélices, mas a Marinha da Alemanha acabou optando pelo P-8A Poseidon, da Boeing.
O jato dos EUA tem dominado os pedidos de novos aviões do tipo nos últimos anos, mas um rival como o A321 MPA, que é maior e possui maior alcance que o Boeing, pode se tornar uma alternativa mais interessante para vários países.
O A321XLR é o jato bimotor de fuselagem estreita com a maior autonomia da história, sendo capaz de voar por 8.700 km sem escalas.
A aeronave realizou seu primeiro voo comercial em 6 de novembro com sua cliente lançadora, a Iberia.