Um jato regional Sukhoi SuperJet 100 da empresa Gazpromavia caiu na tarde de sexta-feira, 12 de julho, após decolar do Aeroporto Lukhovitsy-Tretyakovo, próximo à capital russa, Moscou.
A aeronave estava passando por serviços de manutenção e deveria ter pousado no Aeroporto Vnukovo também em Moscou, mas minutos após decolar caiu em uma área de mata.
Havia apenas três tripulantes a bordo que não sobreviveram. As informações preliminares sugerem que o SuperJet começou a descer bruscamente após ter atingido uma altitude de 1.500 pés.
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Segundo a United Aircraft Corporation (UAC), empresa estatal que produz a aeronave, o SSJ100 de matrícula RA-89049 passava por um voo de teste após receber reparos.
A Gazpromavia é um braço aéreo da gigante de energia Gazprom e realiza voos de fretamentos para regiões onde a empresa opera.
A frota da empresa aérea inclui agora oito SuperJet 100 além de três Boeing 737-700 e outras aeronaves de menor porte.
Fracasso comercial
O SuperJet é uma aeronave regional para até 100 assentos e que foi desenvolvida em parceria com fornecedores ocidentais com a meta de ser exportada para vários países.
No entanto, o jato russo fracassou sobretudo pelo pós-venda precário. Desde a tomada da Criméia por forças militares russas em 2014, a UAC investe numa variante com conteúdo local.
O SJ100 está em testes de voo, porém, ainda é equipado com motores SaM146 desenvolvidos pela francesa Safran em parceria com uma empresa russa.
A aeronave deverá receber o turbofan PD-8 em breve, com o qual será produzido em série no futuro.