Jato de passageiros SuperJet 100 de gigante estatal cai na Rússia

Aeronave de 90 assentos fazia voo de traslado para manutenção quando caiu em área arborizada perto de Moscou, vitimando os três tripulantes
O jato SuperJet 100 que caiu perto de Moscou
O jato SuperJet 100 que caiu perto de Moscou (Anna Zvereva)

Um jato regional Sukhoi SuperJet 100 da empresa Gazpromavia caiu na tarde de sexta-feira, 12 de julho, após decolar do Aeroporto Lukhovitsy-Tretyakovo, próximo à capital russa, Moscou.

A aeronave estava passando por serviços de manutenção e deveria ter pousado no Aeroporto Vnukovo também em Moscou, mas minutos após decolar caiu em uma área de mata.

Havia apenas três tripulantes a bordo que não sobreviveram. As informações preliminares sugerem que o SuperJet começou a descer bruscamente após ter atingido uma altitude de 1.500 pés.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Segundo a United Aircraft Corporation (UAC), empresa estatal que produz a aeronave, o SSJ100 de matrícula RA-89049 passava por um voo de teste após receber reparos.

A Gazpromavia é um braço aéreo da gigante de energia Gazprom e realiza voos de fretamentos para regiões onde a empresa opera.

A frota da empresa aérea inclui agora oito SuperJet 100 além de três Boeing 737-700 e outras aeronaves de menor porte.

Yakovlev SJ-100
Yakovlev SJ-100: versão com conteúdo russo está em testes

Fracasso comercial

O SuperJet é uma aeronave regional para até 100 assentos e que foi desenvolvida em parceria com fornecedores ocidentais com a meta de ser exportada para vários países.

No entanto, o jato russo fracassou sobretudo pelo pós-venda precário. Desde a tomada da Criméia por forças militares russas em 2014, a UAC investe numa variante com conteúdo local.

O SJ100 está em testes de voo, porém, ainda é equipado com motores SaM146 desenvolvidos pela francesa Safran em parceria com uma empresa russa.

A aeronave deverá receber o turbofan PD-8 em breve, com o qual será produzido em série no futuro.

Total
0
Shares
Previous Post
Caça KF-21 Boramae

Coreia do Sul dá início à produção do caça KF-21 Boramae

Next Post
Primeiro Cessna SkyCourier Combi

Primeiro turboélice Cessna SkyCourier Combi é entregue

Related Posts
Total
0
Share