As companhias aéreas até que demoraram para perceber o potencial publicitário das fuselagens de seus aviões. Se há meio século, as próprias pinturas eram bastante simples na maior parte dos casos, atualmente trata-se de um aspecto importante na estratégia de marca dessas empresas.
A Azul Linhas Aéreas, por exemplo, até decidiu registrar um tom de azul só seu nesta semana e que será utilizado em todo seu material a partir de agora.
A empresa aérea, inclusive, é uma das que mais exploraram seus aviões para passar suas mensagens ao público. Recentemente, em uma de suas inúmeras ações, a Azul aplicou desenhos alusivos aos personagens da Disney para reforçar sua presença em Orlando, cidade onde está o parque temático mais famoso do mundo.
A Gol na semana passada seguiu receita parecida ao transformar um Boeing 737 em tema da série Harry Potter. Não por acaso, o personagem inspira um brinquedo no parque rival da Disney, o Universal Orlando.
Chocolates na fuselagem
A estratégia de transformar aviões em “outdoor” voador não se restringe ao Brasil. A companhia aérea alemã German Airways, por exemplo, acaba de anunciar um projeto com o grupo Zeitfracht, que é dono da marca de doces e chocolates Leysieffer.
Graças a isso, um de seus Embraer E190 passará a exibir alguns ‘quitutes’ da Leysieffer a partir de novembro, em uma campanha voltada ao Natal.
A German Airways e a Leysieffer tem algo em comum, ambas pertencem agora ao Zeitfracht, que irá adicionar mais dois E190 à frota da companhia, um deles que receberá os doces alemães em sua fuselagem.
A iniciativa da Zeitfracht não é nova. Em julho, a empresa utilizou outro E190 para divulgar o time de futebol americano Frankfurt Galaxy, do qual detém participação.
A frota da German Airways é formada por sete E190 que são mais usados em regime de wet-lease, quando a companhia presta o serviço completo de transporte aéreo para terceiros como a KLM, Luxair e ITA Airways.