A Embraer revelou em Farnborough vários aprimoramentos técnicos para os jatos comerciais E175 e E195-E2, como havia prometido.
As melhorias atingem diversos aspectos das aeronaves, desde eficiência operacional a conforto e capacidade, no caso do E2. Em comum, as atualizações tornarão os jatos mais econômicos para suas operadoras.
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Muitas novidades têm aplicação em curto prazo enquanto algumas podem levar mais tempo, até o fim de 2026. Confira a seguir o que empresa revelou:
E195-E2
O maior jato comercial da Embraer poderá levar quatro passageiros a mais, porém, isso não significa ter sua capacidade máxima elevada de 146 para 150 assentos.
A fabricante, em vez disso, otimizou a cabine principal para acomodar mais uma fileira de assentos em configurações mais comuns, como a usada pela Azul, por exemplo.
O E195-E2 tem sido equipado com 132 a 136 assentos na maioria dos operadores e na nova configuração poderá transportar 136 e 140 passageiros, respectivamente.
O incremento significa uma receita adicional de US$ 4,5 milhões por aeronave dentro de um intervalo de tempo de 15 anos, explicou a Embraer.
O maior avanço, no entanto, foi no desempenho operacional, sobretudo o alcance, que passou de 2.600 milhas náuticas (4.815 km) para 3.000 milhas náuticas (5.556 km).
É uma autonomia mais próxima do seu rival, o Airbus A220-300, que pode voar por 3.400 milhas náuticas (6.300 km).
Os ganhos necessários para oferecer o alcance ampliado foram obtidos na elevação do Peso Máximo de Decolagem (MTOW), de 62.000 kg para 62.500 kg, e aprimoramentos do consumo de combustível, que foi reduzido em 2,5%.
A aeronave também passará a contar com melhorias como maior tempo de asa dos motores Pratt & Whitney GTF (10%) e o uso da tecnologia E2 Enhanced Take Off System, que fornece uma decolagem mais precisa e eficiente, reduzindo o tamanho de pista necessária e a carga de trabalho do piloto.
Os clientes também passarão a ter como opção bancos fornecidos pela Recaro.
E175
Aeronave comercial mais vendida da história da Embraer, o E175 continua atraindo pedidos em meio à ausência de concorrentes diretos.
Sem ter como oferecer seu substituto E175-E2 às empresas aéreas dos EUA, por conta de cláusulas sindicais, a Embraer decidiu introduzir melhorias no E175.
Parte delas envolve repassar itens que existem nos jatos E2 como os bagageiros superiores maiores, a iluminação ambiente da cabine e os bancos Recaro.
Outras melhorias técnicas só ficarão disponíveis no final de 2026 e incluem sistema de conectividade via satélite pelas Bandas Ku e Ka e radar meteorológico mais moderno.
A Embraer também equipará o jato com uma solução de transferência de dados sem fio de maior capacidade de processamento.
A planemaker, no entanto, não citou o E190-E2, variante intermediária dos E2, em seu anúncio de melhorias.
que a Embraer continuar a voar cadê vez mais longe, muito orgulho dessa empresa 100% brasileira!