Os E-Jets da Embraer têm feito um sucesso tardio na Austrália. Embora o grupo Virgin tenha recebido seus primeiros jatos regionais em 2007, até 2018 todas as cerca de 22 aeronaves haviam sido retiradas de serviço.
Em 2020, no entanto, a empresa Alliance decidiu introduzir o modelo E190 como alternativa à falta de jatos Fokker 100 usados no mercado, então sua aeronave principal.
Desde então, o grupo acumula 38 E190 em sua frota, parte deles operando para a QantasLink. E tem ao menos 27 aeronaves a serem incorporadas no futuro.
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Há ainda a Airnorth, com três E170 e outros três E190 em wet-leasing com a Alliance, e também a novata National Jet Express, empresa aérea de charter sediada em Brisbane.
Pois a National Jet, após ser adquirida pela Rex Airlines no ano passado, fornecerá seus E190 para que sua proprietária lance um novo voo entre Perth e Adelaide a partir de 28 de junho.
A National Jet Express possui sete E190, o mais recente deles entregue em março. Segundo a Rex, o voo ocorrerá três vezes por semana e será a 12ª rota doméstica da transportadora.
Para a Rex, que possui uma frota com jatos Boeing 737-800 e turboélices Saab 340, o E-Jet significa oferecer uma aeronave com capacidade intermediária (110 assentos), bom espaço interno e alcance para cobrir os cerca de 2.000 km que separam as duas cidades no sul da Austrália.
Além dos E190, a National Jet possui turboélices Dash 8 e também jatos BAe 146-300QT cargueiros. Há atualmente meia centena de E-Jets operando na Austrália, incluindo um modelo E190-E2 na empresa Pionair.