Fundada em 1989, a Binter Canarias é a companhia aérea das Ilhas Canarias, no Oceano Atlântico. A empresa, que já teve jatos maiores em sua frota, passou a contar com os E195-E2 da Embraer desde o final de 2019, abrindo novas possibilidades de destinos.
No entanto, em 1º de fevereiro, as aeronaves brasileiras permitiram um antigo desejo da Binter, voar para Madri, na Espanha.
E não foi uma estreia qualquer. A transportadora de bandeira lançou nada menos que um total de 112 voos semanais a partir de Tenerife e Gran Canaria, contando partidas em ambas as direções.
As novas e importantes rotas para a capital espanhola foi possível graças ao reforço da frota com mais quatro jatos E195-E2.
As aeronaves foram recebidas no final de 2023, elevando a frota do tipo para nove aviões. O plano da Binter prevê ainda a entrega de outras sete aeronaves até 2025.
Centro de manutenção
Com maior alcance e capacidade que seus turboélices ATR, o E195-E2 oferece 132 assentos e cumpre os voos até Madri em 2 horas e 30 minutos em média.
A chegada à capital espanhola foi comemorada por integrantes do governo que veem na ligação um impulso imenso no crescimento do turismo e das viagens de negócios.
Madri não tem apenas importância comercial, mas técnica. A Binter também usará a capital espanhola como base de manutenção para seus E195-E2, capaz de prover serviços de forma mais rápida e eficiente.