A Textron Aviation realizou o primeiro voo do protótipo do Cessna Citation CJ4 Gen3 no início do mês.
A aeronave executiva leve pode levar até 11 passageiros e faz parte de um anúncio de três novos jatos da geração “Gen3”, incluindo o Citation M2 e o Citation CJ3, e que foram mostrados na NBAA.
“O primeiro voo do protótipo de aeronave CJ4 Gen3 marca um grande passo à frente no programa de testes de voo, abrindo caminho para futuras certificações e entregas aos clientes”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia e Programas.
“Nossos pilotos de teste de voo relataram que a aeronave voou bem e teve o desempenho esperado. O programa agora passará para uma fase de testes rigorosos, garantindo que a aeronave atenda aos mais altos padrões de desempenho.”
O CJ4 Gen3 é equipado com dois motores turbofan Williams International FJ44-4A e decolou do campus oeste da empresa em Wichita, no Aeroporto Nacional Eisenhower, para um voo de 1 hora e 47 minutos.
Entre as novidades da aeronave está a nova suíte de de aviônicos de Garmin G3000 Prime, que inclui uma tela sensível ao toque simplificada e fluxo de cabine de comando mais suave, reduzindo a carga de trabalho do piloto.
O CJ4 Gen3 também é equipado com o Garmin Autothrottles e Garmin Emergency Autoland.
O Citation CJ4 é um dos jatos executivos mais populares da Cessna. Em 2023, foram entregues 31 aeronaves da Gen2, volume apenas inferior ao Citation Longitude.
Segundo a Textron, o CJ4 Gen3 terá um alcance máximo de 2.165 nm com uma carga útil de 2.200 libras. A previsão é que a aeronave entre em serviço em 2026.