Um jato executivo Cessna Citation CJ1+ se acidentou ao tentar pousar no Aeroporto de Ubatuba, no litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 9.
Um vídeo compartilhado em redes sociais mostra a aeronave em alta velocidade, ultrapassando os limites da pista, invadindo uma avenida e então pegando fogo até parar no mar.
Segundo informações de autoridades, havia cinco pessoas a bordo e apenas o piloto faleceu. Os passageiros, um casal e duas crianças, foram resgatados e levados a um hospital local.
A Cessna Citation CJ1+ business jet exceeded the limits of the airport runway in Brazil and stopped in the sea. The pilot died. #cessna #cj1 pic.twitter.com/JFvAo80tKW
— Air Data News (@airwayaviation) January 9, 2025
Outro vídeo mostra o avião na aproximação para pouso em condições aparentemente normais, com trem de pouso baixado e flaps acionados.
O jato CJ1+ de matrícula PR-GFS teria decolado de uma fazenda em Goiás. Ele foi fabricado em 2008 e adquirido pelo atual proprietário, Nelvo Fries, em 2020.
Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o Cessna tinha situação normal de aeronavegabilidade.
O Aeroporto de Ubatuba possui uma única pista com 940 metros de comprimento e é administrado pela concessionária VOA SP.