A Gulfstream anunciou em 29 de março ter conseguido a certificação de tipo pela FAA do G700, seu maior jato executivo.
O novo avião corporativo pode levar até 19 passageiros e havia sido lançado em 2019.
Segundo a empresa, o G700 confirmou duas melhorias em seu desempenho, uma distância de decolagem de 1.827 metros e uma distância de pouso de 960 m ao nível do mar.
“Concluímos com sucesso o programa de certificação mais rigoroso da história da empresa com o G700”, celebrou Mark Burns, presidente da Gulfstream.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
E não foi por menos já que a certificação de tipo do G700 ocorreu após algum atraso e em meio a um aumento no rigor do trabalho da Federal Aviation Administration em virtude dos problemas revelados no processo de aprovação do 737 MAX.
A Gulfstream esperava entregar os primeiros G700 em 2022, mas a FAA acabou prolongando o período de testes e avaliações.
G800 é o próximo a ser certificado
O G700 é capaz de voar em distâncias de 14.353 km a uma velocidade de Mach 0.85. A aeronave pode voar mais rápido, a Mach 0.90, mas num trajeto um pouco menor, 12.316 km.
A velocidade máxima da aeronave equipada com motores Rolls-Royce Pearl 700 é de Mach 0.935, ou seja, beirando a barreira do som.
A altitude de cabine do G700 é a mais baixa da aviação executiva, disse a Gulfstream. A sensação para os pasageiros é de estarem a 866 m enquanto estão na verdade voando a uma altitude de 12.497 m.
A empresa ainda não revelou quando fará a primeira entrega do novo jato. Além do G700, a Gulfstream também está em fase de certificação do G800, um modelo ligeiramente menor, mas que oferece um alcance de quase 15.000 km.
Voando “pianinho” alcança 14 mil km … imagino quão leve deve ser o peso estrutural.