Fenômeno da aviação executiva, o Pilatus PC-24 já soma 100 unidades entregues em menos de três anos de atuação no mercado. O centésimo exemplar do jato executivo fabricado na Suíça foi entregue nesta semana à Jetfly Aviation, empresa de propriedade compartilhada com sede em Luxemburgo e dona da maior frota de aeronaves Pilatus do mundo (com 10 jatos PC-24 e 40 turboélices PC-12).
Segundo o fabricante, o PC-24 está presente atualmente em todos os continentes realizando inúmeras missões, incluindo voos de evacuação médica na Austrália e até como transporte presidencial na Suíça. No Brasil, três modelos já foram entregues a operadores privados.
Comentando sobre a entrega do centésimo PC-24, Oscar J. Schwenk, presidente da Pilatus Aircraft, disse que a produção da aeronave em Stans, na Suíça, está esgotada em 2021 e os próximos pedidos serão atendidos somente a partir do início de 2022. “Acertamos o alvo com o PC-24, estou muito animado com essa alta demanda”, celebrou o executivo.
O primeiro exemplar do PC-24 foi entregue a uma empresa dos EUA em fevereiro de 2018, ano em que a Pilatus despachou 18 unidades da aeronave, segundo dados da GAMA (General Aviation Manufacturers Association). Em 2019, a fabricante entregou 40 jatos e no ano passado, mais 41, de acordo com a associação internacional que compila dados da aviação geral.
Jato executivo “off-road”
O PC-24 é um dos aviões mais curiosos do mercado e surge como uma nova espécie de jato de negócios com características de avião utilitário. A aeronave com capacidade para até 10 passageiros é a única na categoria de jatos leves projetada para operar em pistas não pavimentadas, como aeródromos de terra, grama, cascalho ou neve.
Um dos principais objetivos da Pilatus durante o desenvolvimento do PC-24, e também o elemento de maior complexidade e inovação do projeto, foi incorporar as características e capacidades do versátil turboélice PC-12 no modelo com motores a jato.
Seguindo essa linha, a fabricante incluiu uma porta de carga no PC-24, praticamente igual a do PC-12, e também projetou a aeronave para operar a partir de pistas não pavimentadas, o que representa um enorme desafio para um avião com motores a jato, mais sensíveis a detritos e poeira.
Além da capacidade para operar em aeródromos irregulares, o PC-24 também tem uma das melhores performances da categoria em pistas pavimentadas. De acordo com a fabricante, o jato pode operar em pistas com apenas 800 metros de comprimento. Ele também voa rápido e por longas distâncias: alcança máxima de 815 km/h e tem alcance de 3.768 km (com peso máximo de 8.005 kg).
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É querer voar e não poder COMPRAR