Jato executivo “popular” é liberado nos EUA

Cirrus Vision Jet é o primeiro monojato executivo do mercado; aeronave custa US$1,9 milhão
O jatinho da Cirrus voa a velocidade de cruzeiro de 556 km/h (Cirrus Aircraft)
O jatinho da Cirrus voa a velocidade de cruzeiro de 556 km/h (Cirrus Aircraft)
O jatinho da Cirrus voa a velocidade de cruzeiro de 556 km/h (Cirrus Aircraft)
O jatinho da Cirrus voa a velocidade de cruzeiro de 556 km/h (Cirrus Aircraft)

A fabricante norte-americana Cirrus Aircraft recebeu nesse final de semana a certificação da FAA, autoridade aeronáutica dos Estados Unidos, para o Vision Jet, primeiro avião executivo impulsionado por apenas um motor a jato. Com o aparelho certificado, a empresa pode iniciar as entregas da aeronave aos primeiros clientes ainda neste ano.

“Nunca antes surgiu uma solução de aeronave a jato que reescreveu as regras de muitas maneiras, design icônico, facilidade de operação, economia inteligente, propriedade simplificada e muito mais”, disse Dale Klapmeier, co-fundador e presidente da Cirrus.

O Vision Jet vem sendo desenvolvido pela Cirrus desde 2006 e o primeiro protótipo decolou em julho de 2008. O programa de testes e validação do modelo foi um dos mais complexos da aviação executiva, devido a configuração da aeronave com apenas um motor.

O jatinho é impulsionado pelo turbofan Williams FJ33, fabricado nos EUA, instalado na parte superior da fuselagem – esse motor pesa apenas 140 kg. Segundo o fabricante, o Vision Jet pode voar a velocidade de cruzeiro de 556 km/h e alcança 8.500 metros de altitude. Já a autonomia é de até 2.222 km.

Com explica a Cirrus, o Vision Jet pode transportar até sete ocupantes (cinco adultos e duas crianças) e tem permissão para decolar com peso máximo de 2.722 kg – a aeronave pesa 1.620 kg vazia. Também pode operar em pistas curtas: o avião precisa de 620 metros para decolar e 496 m para o pouso.

A cabine do monojato pode ser configurada para até sete passageiros (Cirrus Aircraft)
A cabine do monojato pode ser configurada para até sete passageiros (Cirrus Aircraft)

E se o motor do falhar?

O monojato da Cirrus é equipado com um sistema de paraquedas balístico (CAPS) que pode ser acionado no caso de uma emergência. O aparato, também presente em outros aviões da Cirrus, desacelera a queda da aeronave até retornar ao solo, em segurança – o CAPS já provou seu valor em pelo menos dois incidentes nos EUA.

Os aviões da Cirrus são equipados com paraquedas balístico de emergência (Cirrus Aircraft)
Os aviões da Cirrus são equipados com paraquedas balístico de emergência (Cirrus Aircraft)

A Cirrus afirma já ter recebido mais de 600 encomendas pelo Vision Jet. O modelo é o avião com motor a jato mais em conta do segmento executivo: custa US$ 1,9 milhão (cerca de R$ 6,2 milhões). A aeronave é oferecida no Brasil pelo mesmo valor (em dólar).

Veja mais: Boeing vai fabricar jatos executivos com janelas panorâmicas

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