A fabricante norte-americana Cirrus Aircraft recebeu nesse final de semana a certificação da FAA, autoridade aeronáutica dos Estados Unidos, para o Vision Jet, primeiro avião executivo impulsionado por apenas um motor a jato. Com o aparelho certificado, a empresa pode iniciar as entregas da aeronave aos primeiros clientes ainda neste ano.
“Nunca antes surgiu uma solução de aeronave a jato que reescreveu as regras de muitas maneiras, design icônico, facilidade de operação, economia inteligente, propriedade simplificada e muito mais”, disse Dale Klapmeier, co-fundador e presidente da Cirrus.
O Vision Jet vem sendo desenvolvido pela Cirrus desde 2006 e o primeiro protótipo decolou em julho de 2008. O programa de testes e validação do modelo foi um dos mais complexos da aviação executiva, devido a configuração da aeronave com apenas um motor.
O jatinho é impulsionado pelo turbofan Williams FJ33, fabricado nos EUA, instalado na parte superior da fuselagem – esse motor pesa apenas 140 kg. Segundo o fabricante, o Vision Jet pode voar a velocidade de cruzeiro de 556 km/h e alcança 8.500 metros de altitude. Já a autonomia é de até 2.222 km.
Com explica a Cirrus, o Vision Jet pode transportar até sete ocupantes (cinco adultos e duas crianças) e tem permissão para decolar com peso máximo de 2.722 kg – a aeronave pesa 1.620 kg vazia. Também pode operar em pistas curtas: o avião precisa de 620 metros para decolar e 496 m para o pouso.
E se o motor do falhar?
O monojato da Cirrus é equipado com um sistema de paraquedas balístico (CAPS) que pode ser acionado no caso de uma emergência. O aparato, também presente em outros aviões da Cirrus, desacelera a queda da aeronave até retornar ao solo, em segurança – o CAPS já provou seu valor em pelo menos dois incidentes nos EUA.
A Cirrus afirma já ter recebido mais de 600 encomendas pelo Vision Jet. O modelo é o avião com motor a jato mais em conta do segmento executivo: custa US$ 1,9 milhão (cerca de R$ 6,2 milhões). A aeronave é oferecida no Brasil pelo mesmo valor (em dólar).
Veja mais: Boeing vai fabricar jatos executivos com janelas panorâmicas