Um cargueiro militar Ilyushin Il-76 da Força Aérea da Rússia caiu na região nordeste da cidade de Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, nesta quarta-feira, 24.
Segundo o Ministério da Defesa russo, a aeronave transportava 65 prisioneiros de guerra ucranianos, além de nove tripulantes.
“Em 24 de janeiro deste ano, por volta das 11h, horário de Moscou, um avião Il-76 caiu durante um voo programado na região de Belgorod. A bordo estavam 65 militares capturados das Forças Armadas Ucranianas, transportados para a região de Belgorod para troca, além de 6 tripulantes da aeronave e 3 acompanhantes”, afirmou o governo russo, segundo a agência TASS.
Russian Ilyushin Il-76 crashed near the Ukrainian border on January 24 pic.twitter.com/IGrGng1sPr
— Air Data News (@airwayaviation) January 24, 2024
Um vídeo postado nas redes sociais mostra o IL-76 caindo com sinais de fogo em seus motores e depois explodindo em um campo aberto. Uma nuvem de fumaça negra é então mostrada no céu, um possível indício de que o jato pode ter sido abatido.
O site Ukrainska Pravda, no entanto, afirmou que o jato militar de quatro motores transportava mísseis S-300, de defesa aérea, segundo fontes no Estado-Maior da Ucrânia.
O Il-76 é a aeronave de transporte pesado mais numerosa da Força Aérea da Rússia. Semanas atrás, uma versão de alerta aéreo antecipado (AEW) A-50, que é baseada no Il-76, foi derrubada pela Ucrânia no Mar de Azov.