Jato japonês que queria brigar com Embraer ainda deve R$ 22 bilhões

Mitsubishi Heavy Industries pretende dissolver a subsidiária que desenvolveu os aviões SpaceJet e que foi encerrada em 2023
SpaceJet M90
SpaceJet M90 (Mitsubishi)

O programa de jatos regionais SpaceJet (ex-MRJ) ainda causa dores de cabeça ao grupo japonês Mitsubishi Heavy Industries (MHI). Encerrado em fevereiro de 2023, o projeto pretendia lançar no mercado aviões que iria concorrer diretamento com a família E-Jet, da Embraer.

Contudo, atrasos no programa de desenvolvimento, imprevistos e custos crescentes motivaram a MHI a desistir do projeto.

Mesmo após o fim do SpaceJet, a Mitsubishi ainda lida com o problemas deixados pela Mitsubishi Aircraft, subsidiária criada para administrar a linha de aeronaves comerciais.

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Em abril do ano passado, a Mitsubishi Aircraft teve seu nome alterado para MSJ Asset Management Co. Ltd e foi iniciado um processo de gestão da dívida acumulada durante os anos de desenvolvimento.

Segundo o Aviation Wire, a MSJ possuía dívidas de 641,3 bilhões de ienes em 31 de março de 2024. É o equivalente a quase R$ 22 bilhões, ou dois terços do total gasto no projeto (1 trilhão de ienes).

Um dos protótipos do SpaceJet M90 sendo destruído nos EUA
Um dos protótipos do SpaceJet M90 sendo destruído nos EUA (Wade Sackett)

Entre os investidores está o próprio governo japonês, mas não está claro como a Mitsubishi quitará seus compromissos. A empresa disse apenas que a situação está sendo ‘processada’, segundo uma petição.

O SpaceJet deveria dar origem a ao menos duas aeronaves, o M90, com 88 assentos, e o M100, para até 84 assentos, mas que poderia atender a cláusula de escopo que delimita a operação de jatos regionais nos Estados Unidos.

A Mitsubishi tinha ao menos 200 pedidos e compromissos de compra antes de encerrar o programa.

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  1. O grande acerto da Embraer foi acreditar nos regionais maiores. Matou as pretensões da Bombardeiro, Mitsubishi e Sukhoi em um único e belo golpe.

  2. A Embraer teve uma visão acertiva do mercado de aviões regionais, lançando e tirando de mercado cada modelo em seu devido tempo Emb 120, Erj 135, 145, Emb 170, 190 e mais recentemente o 195e2..

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