O jato MC-21-310 chegou ao Instituto de Pesquisas de Voo de Gromov, em Zhukosvky, próximo à Moscou, nesta semana, anunciou a UAC, holding que controla as principais empresas aeroespaciais russas.
O protótipo número 5 do avião comercial russo se diferencia das outras quatro aeronaves por utilizar o turbofan PD-14, desenvolvido pela Aviadgatel.
O MC-21-310 voou pela primeira vez em dezembro e faz parte das ações da Irkut para reduzir a dependência de fornecedores ocidentais no programa do jato comercial para até 211 passageiros.
Originalmente, o MC-21 foi equipado com o motor PW 1400G da Pratt & Whitney, mas o governo dos EUA determinou o embargo no fornecimento de componentes críticos à Russia.
Até pouco tempo atrás, a aeronave voava ainda sem pintura, que foi feita nos últimos dias em “Spektr-Avia”, unidade da UAC em Ulyanovsk. Do local, a aeronave decolou em direção a Zhukovsky, distante cerca de 700 km.
Estreia com companhia Rossiya
A UAC confirmou que o MC-21 entrará em serviço em 2022 e que as quatro primeiras aeronaves de produção serão destinadas à companhia aérea Rossiya.
A empresa controladora da Irkut, no entanto, não confirmou qual dos motores equipará os primeiros MC-21. Pelo tempo curto até a previsão de estreia, é bastante provável que os aviões sejam da versão MC-21-300, com motores P&W.
Apesar disso, a maior parte dos pedidos, quase todos de empresas russas, deverá utilizar o turbofan PD-14, assim que o MC-21-310 for certificado.
De acordo com a UAC, a estreia pública do MC-21-310 ocorrerá no show aéreo MAKS 2021 a partir de 20 de julho.