Mais avançado jato comercial desenvolvido na Rússia, o MC-21-300 decolou neste sábado (25) do campo de aviação da Irkut pela primeira vez construído com um conjunto de asas em material composto produzidas no país.
A aeronave de prefixo73361 está equipada com turbofans PW1400G, fornecidos pela Pratt & Whitney, mas que serão substituídos no futuro pelo motor russo PD-14 por conta de sanções do Ocidente.
As novas estruturas em material composto também são reflexo da substituição de componentes antes enviados por empresas europeias e dos EUA, cujos governos barraram o fornecimento à Rússia como retaliação por ações políticas do governo Putin.
“O primeiro voo de uma aeronave com asa feita de compósitos russos prova que fizemos tudo certo, o programa MC-21 está avançando de forma consistente e constante, apesar das sanções e da concorrência desleal. Este é o resultado do desenvolvimento das competências da indústria da aviação e das indústrias relacionadas e do apoio governamental sem precedentes,” disse Denis Manturov, Ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa.
As asas do MC-21 são fabricadas pela AeroComposite, uma empresa russa sediada no extremo leste do país. Elas foram manufaturadas por uma nova técnica de infusão a vácuo que, segundo a UAC (holding que controla a Irkut) possui uma qualidade superior à tecnologia de autoclave, além de ter um custo de produção mais baixo.
A UAC disse ainda que existem outros dois MC-21 em produção já com asas produzidas no país, além de um terceiro conjunto estar prestes a ser finalizado.
A participação de materiais compostos na estrutura do novo jato de passageiros russo é de 40%, de acordo com a Rostec, a gigante estatal de tecnologia, que alega ser uma porcentagem recorde numa aeronave de médio alcance.
A certificação russa do MC-21-300 é aguardada para as próximas semanas, e a entrega do primeiro jato para a Rossiya Airlines, em setembro de 2022. A UAC planeja homologar o avião junto às autoridades ocidentais nos próximos anos.