Jato Phenom da Embraer contou com ‘ajuda’ de aviões velhos para virar mais voado nos EUA

Modelo Phenom 300 passou a acumular maior número de operações nos últimos 12 meses, mas isso ocorreu ao mesmo tempo em que voos com aeronaves mais antigas caíram. Entenda
O Phenom 300 é o jato executivo mais entregue nos últimos quatro anos (Embraer)
O Phenom 300 (Embraer)

A revelação feita pela Bloomberg na semana passada, apontando o jato executivo Phenom 300, da Embraer, como o mais utilizado nos EUA nos últimos 12 meses provocou uma grande repercussão na mídia.

Utilizando dados da FAA (Federal Aviation Administration, a agência de aviação civil dos EUA), o site descobriu que o jato executivo leve brasileiro havia superado o Cessna Citation Excel em número de operações (decolagens) no acumulado entre agosto de 2022 e julho de 2023.

De fato, a aeronave da Embraer superou pela primeira vez o modelo da Textron Aviation, registrando 360.334 operações contra 358.946 da família Excel.

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A marca, no entanto, era esperada já que o Excel e seus sucessores, o XLS e o XLS+, estão sendo substituídos pelo modelo Ascend e a frota disponível certamente vem se reduzindo ao longo dos últimos anos.

Embora a FAA não disponibilize muitos dados, é possível cruzar algumas informações e constatar que não só o Phenom 300 mas o Citation Latitude, o Challenger 350 e o Citation CJ3 também tiveram alta nos números de operações em meses recentes.

Modelo ICAO Julho 2023 Julho 2022 Dif.
Phenom 300 E55P 360.334 356.378 3.956
Citation Excel/XLS/XLS+ C56X 358.946 387.598 -28.652
Citation Latitude C68A 259.756 252.258 7.498
Challenger 350 CL35 240.552 232.254 8.298
Hawker 800 750 / 850 / 900 H25B 208.368 245.404 -37.036
Citation CJ3 C25B 195.534 193.572 1.962
Challenger 600 CL60 194.018 207.146 -13.128
Citation 5 Ultra Encore C560 190.090 218.730 -28.640
Gulfstream 4 GLF4 177.932 206.780 -28.848
Challenger 300 CL30 163.000 176.934 -13.934

Todos eles estão sendo produzidos, consequentemente com a frota se expandindo. Certamente o mercado norte-americano, o maior do mundo, é um destino comum para muitos desses novos aviões.

Da lista, o Challenger 350, um jato de médio porte, é o que mais expandiu o número de decolagens: foram 3,6% mais em relação a julho de 2022 – o Phenom 300 cresceu 1% nesse intervalo.

Os outros seis jatos executivos que constam nos gráficos da FAA são modelos aposentados ou em vias de encerrar produção, cuja frota naturalmente se reduz com o passar do tempo.

Entregas do Phenom e da família Citation Excel ao longo dos anos (Dados fornecidos pela GAMA)

A família Hawker, derivada do britânico BAe 125, por exemplo, viu os números de operações caírem em 15%. A aeronave deixou de ser produzida em 2013 pela Textron, que havia comprado seus direitos industriais.

O Phenom 300 é, sem dúvida, o jato executivo de maior sucesso da Embraer e que lidera as vendas em seu segmento, de modelos leves. E esse é outro aspecto a ser levado em conta já que na lista há aeronaves de vários portes.

Citation Excel (Gerry Stegmeier)

A frota da aeronave tem crescido e, segundo a GAMA, a associação de fabricantes de aeronaves de aviação geral, chegou a 703 jatos até 2022.

A família Excel é mais numerosa, tendo acumulado 1.030 aeronaves desde 1998, mas as entregas caíram significativamente a partir de 2009, ano em que o Phenom entrou em serviço.

Diante desse cenário, é de se concluir que a liderança em número de operações do jato executivo da Embraer era apenas uma questão de tempo.

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