A United Aircraft Corporation (UAC) finalmente realizou o primeiro voo de um jato regional Superjet equipado com motores russos PD-8.
Um protótipo da aeronave decolou de Komsomolsk-on-Amur na manhã desta segunda-feira, 17, para um voo de 40 minutos que atingiu 500 km/h e uma altitude de 3.000 metros, anunciou a estatal.
O PD-8 é um turbofan desenvolvido pela United Engine Corporation (UEC) para substituir o PowerJet SaM-146, um motor feito em parceria pela Safran (Snecma) e a NPO Saturn para impulsionar o Superjet original.
Ele faz parte do programa do SJ-100, uma variante ‘russificada’ da aeronave regional de 100 assentos, surgida como resposta às sanções comerciais estabelecidas pelo Ocidente após a invasão militar à Ucrânia.

No entanto, a aeronave equipada com o novo motor, de matrícula 951757 e fabricada em 2018, é um antigo protótipo que usa equipamentos estrangeiros.
“Essa abordagem nos permitirá garantir as taxas de certificação necessárias, bem como desenvolver soluções técnicas para a possibilidade de posterior remotorização da frota de Superjets atualmente voando”, disse o CEO da UAC, Vadim Badekha.
Um Superjet 100 totalmente russo deverá ser concluído em breve, à medida que mais motores PD-8 são entregues.

Motor também equipará o avião anfíbio Be-200
“Após 2022, o Superjet teve que ser essencialmente reprojetado do zero. Ao mesmo tempo, o motor é um dos elementos-chave do programa de substituição de importações, é o ‘coração’ da aeronave. Ainda há muito trabalho e muitos voos pela frente. Em abril, outra aeronave, completamente russa, com motores PD-8 se juntará aos testes de voo de certificação”, disse Sergey Chemezov, CEO da Rostec State Corporation, que controla a UAC.
Com 8 toneladas de empuxo, o PD-8 não só equipará o SJ-100 como o avião anfíbio Beriev Be-200. Ele teve cerca de 40 sistemas e equpamentos importados substituídos por similares locais, entre eles o já citado motor, aviônicos, chassi, unidade de potência auxiliar, sistema de controle integrado, sistemas de alimentação de energia, ar condicionado e sistema de proteção contra incêndio.
A UAC disse ainda que o Superjet teve as aeroestruturas simplificadas para reduzir os custos de manutenção. A empresa trabalha com a meta de certificar a aeronave em meados do segundo semestre. A primeira entrega pode ocorrer no ano que vem.
O Superjet 100, também conhecido como SSJ-100, foi desenvolvido como um concorrente da família E-Jet, da Embraer. A aeronave conquistou alguns clientes ocidentais no México e na Europa, porém, seu suporte deficiente acabou minando a confiança dos operadores.
No fim, o jato só voa na Rússia e em países próximos à Moscou.
