Novo jato de passageiros que pode ajudar a aliviar a crise da aviação comercial da Rússia, o Irkut MC-21 apareceu pela primeira vez com a pintura de seu cliente de lançamento, a companhia Rossiya Airlines. A imagem de baixa qualidade, provavelmente um flagra ou até vazamento proposital, foi publicada pelo website russo Aviation21.
De acordo com a página, o avião com a cores da Rossiya foi fotografado no local de produção do jato russo, em Ulyanovsk. No entanto, não se trata de uma aeronave recém-produzida. O modelo que aparece na imagem, com o registro 73054, é na verdade o terceiro protótipo do MC-21 na configuração -300 com motores PW1000G da Pratt & Whitney, fabricante que aderiu ao boicote contra a Rússia devido à guerra na Ucrânia e deixou de colaborar no projeto.
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A Rossiya Airlines, que faz parte do grupo Aeroflot, esperava receber seus primeiro MC-21 até o fim de 2022. Porém, após a eclosão do conflito na Ucrânia e as sanções internacionais impostas à Rússia, a empresa alterou seu planos em relação ao avião da Irkut, pois o modelo MC-21-300, que contém cerca de 40% de componentes importados do Ocidente, não deve entrar em serviço. Em vez disso, a companhia agora aguarda pela variante MC-21-310, que possui maior conteúdo produzido localmente, inclusive os motores turbofans – o PD-14 da Aviadvigatel.
Ao contrário do MC-21-300, que já foi certificado pela agência reguladora de aviação da Rússia, a variante -310 ainda está no início da campanha de homologação. A entrada em serviço da aeronave com maior quantidade de componentes russo é programada para meados de 2024 ou 2025.
Esperança da aviação comercial russa
As sanções econômicas impostas a Rússia por conta da invasão da Ucrânia vêm afetando severamente o setor aeroespacial russo, que está impedido de comprar ou alugar aeronaves e adquirir componentes de fornecedores do Ocidente.
Tais barreiras levaram a indústria russa a uma corrida para finalizar o quanto antes projetos de novos aviões em curso no país, entre eles o MC-21. O jato da Irkut concorre na mesma categoria dos tradicionais Airbus A320 e Boeing 737, que são os aviões comerciais mais vendidos do mundo.
O programa de desenvolvimento do MC-21 está em curso desde 2007 e o lançamento comercial da aeronave já foi adiado diversas vezes. O primeiro voo do jato, originalmente programado para 2014, foi realizado somente em 2017. Passados cinco anos de testes práticos, o futuro da aeronave ainda está indefinido.