Na noite deste domingo, 24, um jato russo Sukhoi SSJ-100 da Azimuth Airlines teve um princípio de incêndio próximo ao motor esquerdo após pousar no Aeroporto Antalya, na Turquia.
Segundo relatos, a aeronave, que vinha de Sochi, na Rússia, teria feito um pouso duro, que afetou o trem de pouso principal. O equipamento acabou quebrando parcialmente e provocando um vazamento de combustível.
A tripulação conseguiu parar o SSJ-100 e evacuar os 79 ocupantes em segurança enquanto o fogo afetava a lateral esquerda da aeronave.
O jato de matrícula RA-89085 havia voltado ao serviço quatro dias antes após passar por um incidente em 16 de outubro que havia danificado as portas do trem de pouso.
Naquele dia, a aeronave fazia o voo AZ06015 entre Mineralnye Vody e Ivanovo quando houve um alerta de baixo nível de fluído no sistema hidráulico durante regime de cruzeiro.
Azimuth Airlines SSJ-100 jet catches fire after landing in Türkiye. All occupants evacuated safely. #ssj100 #AzimuthAirlines #ra89085 pic.twitter.com/gTKursKWIF
— Air Data News (@airwayaviation) November 25, 2024
O comandante decidiu fazer um pouso de emergência em Vnukovo, mas ao atingir a pista, as portas do trem de pouso tocaram o solo por não haver pressão suficiente para fechá-las.
A Azimuth Airlines opera uma frota com 200 SSJ-100, um jato regional com capacidade para 100 passageiros e que foi concebido originalmente com componentes ocidentais.