Jato turco Hürjet vai à Espanha pleiteando substituir o F-5

Aeronave de treinamento avançado da Turkish Aerospace Industries pode fazer parte de acordo para substituir os velhos F-5M da Força Aérea da Espanha. Em troca, governo espanhol repassaria seis aviões A400M à Turquia
O Hürjet em voo
O Hürjet em voo (TAI)

Espanha e Turquia podem anunciar em breve um acordo que beneficiará as forças aéreas dos dois países com aeronaves de treinamento e transporte.

Segundo relatos da mídia turca, a Força Aérea da Espanha estaria prestes a encomendar 24 jatos de treinamento Hürjet, fabricados pela Turkish Aerospace Industries (TAI).

As aeronaves substituirão os velhos F-5M utilizados em treinamento avançado e que estão no fim da vida útil.

Seria a primeira exportação do Hürjet, uma aeronave supersônica monomotor que fez seu voo inaugural em abril de 2023 e será adotada pela Força Aérea da Turquia que pretende adquirir 100 jatos.

F-5M de dois assentos usado em treinamento pela Força Aérea da Espanha
F-5M de dois assentos usado em treinamento pela Força Aérea da Espanha (Jerry Gunner)

Um protótipo do jato que esteve em Farnborough Airshow pousou na Base Aérea de Torrejón, em Madri, para ser avaliada pela força aérea, segundo relatos.

Mais A400M para a Turquia

O potencial acordo entre turcos e espanhois, no entanto, é mais amplo. O pagamento pelos 24 Hürjet poderá ser feito em parte com seis turboélices de transporte Airbus A400M.

A Força Aérea da Espanha encomendou 27 A400M, mas recentemente o governo afirmou que ficaria com apenas 17 aeronaves, restando 10 que poderiam ser renegociadas.

A Turquia tem 10 A400M e pretende expandir sua frota do avião de transporte tático.

A400M da Turquia
A400M da Turquia (Rob Schleiffert)

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Recentemente, militares do país reconheceram que estavam avaliando aeronaves como o Boeing T-7A, o KAI T-50 e o Leonardo M-346, além do Hürjet.

A Airbus, por sua vez, tenta desenvolver uma aeronave de treinamento avançado utilizando suas instalações na Espanha, o programa Airbus Future Jet Trainer (AFJT), mas até o momento não foi possível viabilizar recursos para o projeto.

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  1. Tanto o KAI T-50 quanto o Hurjet seriam uma ótima aeronave de apoio para forças aéreas que já tem caças multi função principais. O Brasil logicamente tendo o Gripen se enquadra nessa situação. Já o M-346 e o RedTail são caros demais para isso.

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