Jatos C919 voam para Pequim para receberem certificação na China

Duas aeronaves da COMAC pousaram nesta terça-feira no aeroporto da capital chinesa, em preparativos para entrega do certificado de tipo pela CAAC, que deve ocorrer no dia 19
Protótipo do COMAC C919
Protótipo do COMAC C919 (Reprodução)

Dois dos sete jatos comerciais C919 que participam da campanha de certificação nas instalações da COMAC em Xangai voaram nesta terça-feira (13) para a capital do país, Pequim.

Trata-se da primeira visita da aeronave de corredor único, projeto civil mais avançado já desenvolvido na China, à cidade, sede do governo chinês. Segundo rumores, os dois C919 participarão da cerimônia de entrega do Certificado de Tipo pela CAAC, a autoridade de aviação civil do país.

Os dois C919, de matrículas B-001F e B-001J foram flagrados ao pousarem em Pequim pelo perfil FATIII Aviation, que revelou que o evento deverá ocorrer no dia 19, próxima segunda-feira.

O C919 de registro B-001J voou pela primeira vez em maio e é a primeira aeronave de produção em série. Ele deverá ser entregue para a China Eastern Airlines até o final do ano e voará pela subsidiária OTT Airlines.

Apesar disso, a aeronave ainda exibe uma pintura semelhante aos seis aviões de testes da COMAC.

O motor Leap-1, usado no C919: embargos podem atrasar programa ainda mais (Xinhua)

Motor ocidental

O futuro do programa C919, no entanto, é um pouco incerto já que a aeronave utiliza diversos componentes ocidentais, incluindo os motores Leap-1C, fornecidos pela CFM.

Os EUA acusam a China de espionagem industrial para obter informações técnicas para desenvolver seu próprio turbofan, o ACAE CJ-1000A.

A aeronave é equivalente ao Airbus A320 e o Boeing 737, mas tem uma construção feita em ligas de alumínio em vez de materiais compostos, como seus rivais ocidentais.

A COMAC alega ter pelo menos 815 cartas de intenção, a maior parte de companhias aéreas chinesas. No entanto, apenas a China Eastern Airlines possui uma encomenda firme de cinco aeronaves até o momento.

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