Dois dos sete jatos comerciais C919 que participam da campanha de certificação nas instalações da COMAC em Xangai voaram nesta terça-feira (13) para a capital do país, Pequim.
Trata-se da primeira visita da aeronave de corredor único, projeto civil mais avançado já desenvolvido na China, à cidade, sede do governo chinês. Segundo rumores, os dois C919 participarão da cerimônia de entrega do Certificado de Tipo pela CAAC, a autoridade de aviação civil do país.
Os dois C919, de matrículas B-001F e B-001J foram flagrados ao pousarem em Pequim pelo perfil FATIII Aviation, que revelou que o evento deverá ocorrer no dia 19, próxima segunda-feira.
2 COMAC C919 arrived in Beijing Capital Airport earlier today. This is the 1st time C919 visited PEK.
Maybe there is major news coming?🤔 pic.twitter.com/ImWtPxU0ys
— FATIII Aviation (@FATIIIAviation) September 13, 2022
O C919 de registro B-001J voou pela primeira vez em maio e é a primeira aeronave de produção em série. Ele deverá ser entregue para a China Eastern Airlines até o final do ano e voará pela subsidiária OTT Airlines.
Apesar disso, a aeronave ainda exibe uma pintura semelhante aos seis aviões de testes da COMAC.
Motor ocidental
O futuro do programa C919, no entanto, é um pouco incerto já que a aeronave utiliza diversos componentes ocidentais, incluindo os motores Leap-1C, fornecidos pela CFM.
Os EUA acusam a China de espionagem industrial para obter informações técnicas para desenvolver seu próprio turbofan, o ACAE CJ-1000A.
A aeronave é equivalente ao Airbus A320 e o Boeing 737, mas tem uma construção feita em ligas de alumínio em vez de materiais compostos, como seus rivais ocidentais.
A COMAC alega ter pelo menos 815 cartas de intenção, a maior parte de companhias aéreas chinesas. No entanto, apenas a China Eastern Airlines possui uma encomenda firme de cinco aeronaves até o momento.