Jatos chineses C919 e ARJ21 seguem em turnê, agora no Vietnã

COMAC faz apresentação de suas aeronaves comerciais no país do Sudeste Asiático logo após participar do Singapore Airshow
O C919 e o ARJ21 (VIA)
O C919 e o ARJ21 (VIA)

Mal o Singapore Airshow 2024 terminou e a fabricante chinesa COMAC já deu sequência ao tour de demonstrações de seus jatos comerciais C919 e ARJ21 fora da China.

Nesta segunda-feira, 26, as duas aeronaves pousaram no Aeroporto Internacional Van Don, no Vietnã, para dar início ao evento “COMAC Airshow 2024”.

De acordo com a administração do aeroporto, os dois jatos comerciais farão demonstrações em voo para convidados até 29 de fevereiro, visitando outros aeroportos vietnamitas.

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A COMAC pretende visitar cinco países no Sudeste Asiátivo para mostrar suas aeronaves (VIA)

O Vietnã tem passado por uma grande expansão na aviação comercial, com o surgimento de novas transportadoras de baixo custo e expansão da estatal Vietnam Airlines.

Por isso a Airbus, Boeing e Embraer têm feito campanhas para conseguir pedidos das companhias aéreas locais – a empresa brasileira, no entanto, ainda não conseguiu fechar nenhum acordo.

Para a COMAC, o jato regional ARJ21 pode ser um produto praticamente a pronta entrega e explorar um segmento praticamente ignorado nesse mercado.  Atualmente, apenas a Bamboo Airways voa aviões assim: três Embraer E190 que, no entanto, serão desativados em março.

Classe econômica do C919 (VIA)

Em busca de clientes fora da China

A COMAC planeja visitar outros países no Sudeste Asiático como parte do primeiro tour internacional do C919, jato comercial mais avançado já desenvolvido na China.

Após iniciar voos comerciais com a China Eastern Airlines em maio de 2023, o C919 está prestes a ter sua produção ampliada para atender a demanda inicial de seus clientes.

A COMAC, no entanto, está em busca dos primeiros acordos fora da China. Um dos potenciais pedidos deverá vir da GallopAir, do Brunei, que assinou uma Carta de Intenção para 30 aeronaves em 2023, mas ainda depende da certificação de tipo para colocá-los em serviço.

Cockpit do COMAC C919 (VIA)

Equivalente ao Airbus A320 e ao Boeing 737 MAX, o C919 pode levar cerca de 180 passageiros e depende por enquanto de muitos componentes ocidentais como os motores Leap-1C, da CFM.

A empresa estatal, no entanto, pretende substitui-lo por um turbofan doméstico, atualmente em desenvolvimento.

A pretensão de exportar o C919, por outro lado, seria mais fácil se ela mantiver a opção de conteúdo estrangeiro.

 

 

 

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