Destino turístico do Sudeste Asiático, o Vietnã tem visto o tráfego aéreo crescer rapidamente nos últimos anos, com a expansão do setor. Com uma população de cerca de 100 milhões de pessoas, o país passa por um crescimento médio das viagens aéreas de 12% por ano.
No entanto, a frota de aeronaves comerciais da empresas vietnamitas seria grande demais para a demanda média das rotas, segundo mostrou um relatório da Embraer apresentado em abril durante visita de um E190-E2 ao país.
É justamente a necessidade de aeronaves de menor capacidade que os A320 e 737 presentes no Vietnã que tem levado a fabricante brasileira a oferecer a família E2.
Para comprovar sua tese de melhor conectividade com jatos regionais, a Embraer apresentou números bastante interessantes referentes à Côn Đảo, um arquipélago turístico situado a 230 km de Ho Chi Minh, maior cidade do país.
Em 2019, a ilha recebeu cerca de 400 mil turistas e em 2020, mesmo com a Covid-19, 448 mil pessoas. Até então apenas turboélices ATR eram usados no aeroporto de Côn Đảo, que possui uma pista de cerca de 1.800 m.
Em 2021, a Bamboo Airways, uma das novas companhias aéreas vietnamitas, passou a operar no arquipélago com E-Jets, da Embraer, e o resultado foi que em apenas seis meses o número de passageiros mais que dobrou.
Atualmente, operam 36 voos diariamente no aeroporto, 20 deles realizados pelos E-Jets. Além de permitir a ampliação de oferta de assentos, as aeronaves brasileiras multiplicaram os destinos atendidos, de apenas dois para sete cidades, incluindo a capital Hanoi, até então fora de alcance dos turboélices.
O resultado foi tão positivo que o governo já planeja ampliar a infraestrutura aeroportuária para permitir que a ilha receba cerca de 2 milhões de turistas por ano.
Família A320 domina frota vietnamita
As cinco companhias aéreas que operam no Vietnã, incluindo a estatal Vietnam Airlines, utilizam jatos da família A320, sobretudo o maior A321, como principal aeronave, o que explica a oferta de assentos elevada e a dificuldade de operar em aeroportos menores.
Com exceção da Vasco, regional que opera uma pequena frota de ATR 72, e alguns desses turboélices na Vietnam Airlines, apenas a Bamboo possui uma frota de jatos na faixa de 100 assentos. São cinco E190 arrendados pela CDB Aviation – a companhia aérea chegou a ter outros cinco E195 em sua frota até pouco tempo.
A Vietnam Airlines é uma das candidatas a investir em jatos regionais. Em junho, o CEO da companhia aérea revelou que a empresa avalia o E2 e também o A220, da Airbus.
Parabéns EMBRAER, orgulho brasileiro, pala sua resiliência, capacidade, competência e agressividade!