A Autoridade de Aviação Civil de Singapura (CAAS) emitiu o certificado de tipo para os jatos E190-E2 e E195-E2, afirmou a Embraer. Com isso, a Scoot, subsidiária de baixo custo da Singapore Airlines, poderá operar o modelo E190-E2 a partir de 2024, quando será entregue a primeira de nove aeronaves arrendadas da Azorra.
A Scoot será a cliente lançadora da família de jatos E2 na região, uma evolução da bem sucedida série E-Jet. O plano é que o primeiro E190-E2 seja entregue em março.
Além da low-cost de Singapura, também a SKS Airways, da Malásia, está prestes a contar com a aeronave. Em maio, a empresa aérea assinou um contrato de leasing também com a Azorra para receber 10 E195-E2 que operarão a partir de um aeroporto central em Kuala-Lumpur. Os jatos já estão certificados no país desde julho.
Os jatos E190-E2 e E195-E2 foram certificados entre 2018 e 2019 pela FAA (EUA), EASA (Europa) e ANAC (Brasil). Em 2022, a CAAC, da China, aprovou o E190-E2 enquanto o E195-E2 foi certificado neste ano. No entanto, ainda não há clientes chineses para a nova família.
“Estamos satisfeitos com a certificação dos nossos jatos da família E2 e agradecemos à CAAS por sua avaliação completa”, afirma Raul Villaron, Vice-Presidente da Embraer Aviação Comercial na Ásia-Pacífico. “Esse é mais um marco alcançado durante o nosso trabalho para que o E190-E2 decole em 2024 com as cores da Scoot”.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“A certificação do E190-E2 e do E195-E2 pela CAAS é um marco importante para a Scoot. Isso reforça o nosso compromisso de operar uma frota moderna e eficiente em combustível e nos possibilita ampliar ainda mais as opções de viagens oferecidas aos nossos clientes. Como a primeira companhia aérea de Singapura a operar os jatos E2, temos o objetivo de melhorar a conectividade na Ásia e o desenvolvimento de Singapura como um hub regional”, afirma Leslie Thng, CEO da Scoot.
Semanas atrás, a Embraer e a CAE anunciaram a inauguração de um novo e avançado Simulador de Voo Completo (FFS) em Singapura, além de um programa de treinamento de pilotos com início no final do ano. O FFS estará localizado no Centro de Treinamento de Voo da CAE, que integra o Centro de Treinamento SIA, que pertence à Singapore Airlines.