Jatos Embraer da Azul são habilitados a pousar no Santos Dumont com mau tempo

Aeronaves E195 E1 e E2 da Azul receberam a certificação para operações em procedimentos RNP-AR, que permite aproximações de pouso em cenários climáticos desfavoráveis
Jato Embraer E195-E2 da Azul (Azul)
Jato Embraer E195-E2 da Azul (Azul)

A Azul Linhas Aéreas confirmou nesta quinta-feira (27) a certificação de sua frota de jatos Embraer E195 das séries E1 e E2 para operações em procedimentos RNP-AR no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). Mas o que isso quer dizer?

Procedimentos RNP-AR (do inglês Required Navigation Performance -Authorization Required /Desempenho de Navegação Necessário – Autorização Necessária) habilitam aeronaves a operar no terminal carioca (ou em outros aeroportos) em dias com condições meteorológicas adversas, como chuva moderada ou nevoeiro, usando orientação por satélites.

Esse padrão, já homologado para os Airbus A320neo da empresa, permite aproximações em cenários climáticos desfavoráveis. É possível que as aeronaves mantenham a descida até a uma altura de 300 pés (cerca de 91 metros) mesmo sob condições adversas. Em situações normais, esse limite é bem mais alto, de 950 pés (290 metros).

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A companhia aérea que conquista essa homologação para suas aeronaves consegue diminuir o impacto de cancelamentos e atrasos em função do mau tempo, aumentando os níveis de pontualidade e regularidade.

“O procedimento RNP-AR agrega muito para a operação da Azul no Santos Dumont, já que na época de inverno e, principalmente, nos períodos da manhã e da noite, o Santos Dumont tem a incidência de nevoeiros que podem impactar a operação. Com o RNP-AR, nós estamos aptos a operar nessa condição, de forma muito mais precisa e com segurança, que é o principal valor da Azul”, explica Guilherme Holtmann, gerente geral de Flight Standards e Treinamento da Azul.

A aviação comercial brasileira perdeu 7 milhões de passageiros em 2016 (Thiago Vinholes)
Jato Embraer da Azul pousando no Santos Dumont (Thiago Vinholes)

A Azul é o maior operador de aeronaves da Embraer na América Latina, operando com jatos da fabricante brasileira desde o início de suas atividades no Brasil, em 2008. A companhia aérea também foi o cliente de lançamento do E195-E2, modelo que apresenta redução de 28% no consumo de combustível por assento em relação ao E195 da primeira geração.

E195-E2, o gigante do Santos Dumont

Considerando apenas a medida do comprimento, o Embraer E195-E2 é o maior avião certificado para pousar e decolar do aeroporto Santos Dumont. O jato produzido em São José dos Campos (SP) mede 41,6 metros do nariz a cauda (são três metros a mais que o E195 E1), superando nesse quesito aeronaves como o Airbus A320neo e Boeing 737 MAX.

Confira abaixo os cinco maiores aviões que já operaram no aeroporto central do Rio de Janeiro:

Aeronave Boeing 737 MAX 8 Airbus A320neo Embraer E195-E2 Lockheed L-049 Douglas DC-6B Lockheed Electra II
Capacidade 186 passageiros 174 passageiros 136 passageiros
Comprimento 39,12 m 37,57 m 41,6 m 29,03 m 32,18 m 31,85 m
Envergadura 35,92 m 35,8 m 35,12 m 37 m 35,81 m 30,18 m
Altura 12,45 m 12,45 m 10,78 m 7,21 m 8,66 m 10,01 m
Peso máximo de decolagem 77.564 kg 77.000 kg 61.500 kg 39.122 kg 49.000 kg 51.256 kg

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