A Breeze Airways, companhia aérea de baixo custo dos EUA criada por David Neeleman, fundador da Azul, está perto de aposentar seus últimos jatos Embraer E195.
Segundo o Ishrion Aviation, os últimos voos da aeronave de 124 assentos ocorrerão no dia 7 de abril. São os voos MX330/331 e MX326/327, que partem de Nova Orleans, no sul do país.
O MX330 faz uma escala em Raleigh-Durham, na Carolina do Norte, e então segue viagem até o Aeroporto Long Island MacArthur, em Islip, Nova York.
Já o MX326 tem como destino Jacksonville, na Flórida, e que deverá ser o último voo da aeronave pela Breeze.
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Atualmente, a empresa aérea tem três E195 em serviço, com as matrículas N137BZ, N140BZ e N145BZ e que foram arrendados pela NAC.
Aviões para a Total Linhas Aéreas
Os jatos têm previsão de serem repassados para a Total Linhas Aéreas, que está preparando seu retorno ao serviço regular de passageiros no Brasil.
Os E195 devem receber as matrículas PS-TLL, PS-TLM e PS-TLN e realizarem voos a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, entre outros.
Quando lançou a Breeze, Neeleman pretendia utilizar apenas o Airbus A220-300, com 137 assentos em duas classes.

Mas para acelerar a estreia da companhia aérea, alugou 10 E190 de segunda mão, alguns deles da Azul, e que chegaram aos EUA ao longo de 2021.
Os jatos têm 108 assentos e assumiram voos mais curtos enquanto os A220 não eram entregues novos. Em 2022 e 2023, a Breeze adicionou os três E195 para reforçar a frota.
Há algum tempo a empresa já planeja operar apenas com os A220-300, dos quais têm hoje 37 aeronaves de um total de 90 pedidos firmes.