A empresa de leasing norte-americana Azorra confirmou no domingo (5) a aquisição de 37 aeronaves regionais que pertenciam à Nordic Aviation Capital (NAC), companhia irlandesa de arrendamento de aviões comerciais que está em processo de reestruturação financeira.
O portfólio assumido pela Azorra é composto por sete turboélices ATR e De Havilland e 29 E-Jets da Embraer alugados para 13 companhias aéreas diferentes em todo o mundo, entre elas a Azul Linhas Aéreas. Conforme apurou o Airway, pelo menos três jatos E195 (os modelos com registros PR-AXA, PR-AXB e PR-AYE) da companhia brasileira eram alugados da NAC.
“Estamos entusiasmados em adicionar essas aeronaves ao crescente portfólio da Azorra, enquanto expandimos e diversificamos nossa base de clientes”, disse John Evans, CEO da Azorra. “Essas aeronaves são ideais para a dinâmica do mercado atual e são alugadas para companhias aéreas conhecidas em todo o mundo.”
A Azorra atualmente possui e administra 60 aeronaves alugadas para 18 companhias aéreas em 15 países e tem compromissos de comprar mais 49 jatos e motores sobressalentes, incluindo 42 modelos Airbus A220 e Embraer E-Jets 2.
Maior empresa de leasing de aeronaves regionais do mundo, a NAC recorreu em abril ao “Chapter 11” (Capítulo 11), a legislação de proteção dos EUA a empresas em dificuldades financeiras. Desde o início do processo, a companhia diz que eliminou US$ 4,1 bilhões em dívidas e melhorou sua liquidez, tendo conseguido acesso a cerca de US$ 537 milhões em capital adicional para novos investimentos.
“Um progresso substancial foi feito para garantir que estamos avançando com uma base financeira sólida, um modelo operacional mais enxuto e eficiente e acesso a capital de crescimento para investir em nossos negócios. Estou ansioso pelos próximos meses, enquanto nos reposicionamos para o crescimento”, disse Norman Liu, presidente e CEO da NAC.