A companhia aérea TUI fly Belgium teve que aterrar seus três Embraer E195-E2 por problemas de consumo de óleo dos motores GTF, disse a Aviation Week.
Enquanto um dos jatos de 136 assentos está parado há meses, os dois restantes, matrículas OO-ETB e OO-ETA, foram retirados de serviço em 22 e 26 de julho.
O problema fez a Tui fly suspender temporariamente os voos a partir do Aeroporto de Antuérpia já que os E2 eram as únicas aeronaves que conseugem operar lá em sua frota.
Segundo um porta-voz da TUI, as aeronaves ainda não puderam ser reparadas porque faltam de peças de reposição.
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Os jatos E2 da Embraer são equipados com os motores PW1900G, fornecidos pela Pratt & Whitney e que usam a exclusiva tecnologia de engrenagens que confere grande economia de combustível.
No entanto, o turbofan tem apresentado problemas de desgaste precoce que exigem reparos demorados. A Pratt & Whitney não tem conseguido dar conta de tantas aeronaves afetadas já que o GTF é usado também no A220 e na família A320neo.
Embora menos exigido que as variantes PW1100G (A320neo) e PW1600G (A220), o turbofan usado pelo E195-E2 também tem obrigado alguns clientes a armazenarem alguns aviões à espera de reparo, como ocorreu com a KLM Cityhopper recentemente.
A TUI fly voa com os E195-E2 desde maio de 2023 por meio de um acordo de leasing com a AerCap. As três aeronaves foram entregues originalmente para a Belavia, transportadora de bandeira da Bielorrusia.
Qual é intenção da matéria?
Vc tem certeza dos fatos, acho abusivo está afirmativa!
Vai honrar com a responsabilidade de divulgar boatos!!
Terceira maior fabricante de aeronave no mundo!
Só no Brasil isso acontece!!!
Realmente, Jorge, só no Brasil isso acontece: você negar a realidade! Sim, temos certeza dos fatos, os três aviões estão parados, como a própria empresa aérea confirmou.
E não tem nada a ver com a Embraer. Basta ler o texto com atenção para ver que o defeito é no motor, que não é um produto dela. Assim como a Embraer, a Airbus também está sofrendo com o turbofan GTF, que é moderno, mas tem problemas de berço.
Se não confia no nosso texto, sugiro ler o artigo da Aviation Week, que é uma “bíblia” da aviação há quase um século e fala exatamente o que escrevemos: https://aviationweek.com/air-transport/aircraft-propulsion/oil-consumption-issue-grounds-tuis-fleet-pratt-powered-e2s
Então muda o chamado da matéria!
Não usa a Embrar como chamariz!
Poderia ter colocado de outra maneira!!!