Jatos Embraer têm problema com óleo do motor e são afastados do voo na Bélgica

Companhia aérea TUI fly aterrou seus três E195-E2 porque faltam peças de reposição nos turbofans Pratt & Whitney GTF
Jato E195-E2 da TUI
Jato E195-E2 da TUI (TUI)

A companhia aérea TUI fly Belgium teve que aterrar seus três Embraer E195-E2 por problemas de consumo de óleo dos motores GTF, disse a Aviation Week.

Enquanto um dos jatos de 136 assentos está parado há meses, os dois restantes, matrículas OO-ETB e OO-ETA, foram retirados de serviço em 22 e 26 de julho.

O problema fez a Tui fly suspender temporariamente os voos a partir do Aeroporto de Antuérpia já que os E2 eram as únicas aeronaves que conseugem operar lá em sua frota.

Segundo um porta-voz da TUI, as aeronaves ainda não puderam ser reparadas porque faltam de peças de reposição.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Os jatos E2 da Embraer são equipados com os motores PW1900G, fornecidos pela Pratt & Whitney e que usam a exclusiva tecnologia de engrenagens que confere grande economia de combustível.

Os E195-E2 da TUI são alugados pela AerCap
Os E195-E2 da TUI são alugados pela AerCap (Embraer)

No entanto, o turbofan tem apresentado problemas de desgaste precoce que exigem reparos demorados. A Pratt & Whitney não tem conseguido dar conta de tantas aeronaves afetadas já que o GTF é usado também no A220 e na família A320neo.

Embora menos exigido que as variantes PW1100G (A320neo) e PW1600G (A220), o turbofan usado pelo E195-E2 também tem obrigado alguns clientes a armazenarem alguns aviões à espera de reparo, como ocorreu com a KLM Cityhopper recentemente.

A TUI fly voa com os E195-E2 desde maio de 2023 por meio de um acordo de leasing com a AerCap. As três aeronaves foram entregues originalmente para a Belavia, transportadora de bandeira da Bielorrusia.

Total
0
Shares
3 comments
  1. Qual é intenção da matéria?
    Vc tem certeza dos fatos, acho abusivo está afirmativa!
    Vai honrar com a responsabilidade de divulgar boatos!!
    Terceira maior fabricante de aeronave no mundo!
    Só no Brasil isso acontece!!!

  2. Realmente, Jorge, só no Brasil isso acontece: você negar a realidade! Sim, temos certeza dos fatos, os três aviões estão parados, como a própria empresa aérea confirmou.

    E não tem nada a ver com a Embraer. Basta ler o texto com atenção para ver que o defeito é no motor, que não é um produto dela. Assim como a Embraer, a Airbus também está sofrendo com o turbofan GTF, que é moderno, mas tem problemas de berço.

    Se não confia no nosso texto, sugiro ler o artigo da Aviation Week, que é uma “bíblia” da aviação há quase um século e fala exatamente o que escrevemos: https://aviationweek.com/air-transport/aircraft-propulsion/oil-consumption-issue-grounds-tuis-fleet-pratt-powered-e2s

  3. Então muda o chamado da matéria!
    Não usa a Embrar como chamariz!
    Poderia ter colocado de outra maneira!!!

Comments are closed.

Previous Post
O primeiro A220 da Croatia Airlines

Croatia Airlines recebe primeiro Airbus A220-300

Next Post
O 7ª jato C919 entregue

China Eastern Airlines recebeu o 7º jato COMAC C919

Related Posts
Total
0
Share