Em mais uma ação no combate à pandemia, a Embraer elaborou orientações técnicas para auxiliar clientes em como adaptar seus jatos executivos para transportar vacinas contra a Covid-19.
“A Embraer está profundamente comprometida no combate à Covid-19, fornecendo informações técnicas para clientes de diversos segmentos, sempre com o principal objetivo de auxiliar e melhorar as operações,” disse Sérgio Cunha, Diretor de Serviços Técnicos & Suporte a Produtos da Embraer. “Estas informações técnicas irão auxiliar os clientes a desenvolver procedimentos para o transporte de uma grande quantidade de vacinas contra a Covid-19.”
A Embraer afirma ter realizado testes e simulações para definir as características e requisitos de carga em relação às especificações técnicas para o transporte das vacinas, considerando as diferenças entre cada aeronave. O transporte destes imunizantes requer temperaturas baixas, as quais são alcançadas com o uso de gelo seco.
Os documentos incluem orientações para os modelos: Phenom 100, Phenom 300, Legacy 450, Legacy 500, Praetor 500, Praetor 600, Legacy 600, Legacy 650 e Lineage 1000. Segundo a Embraer, há mais de 1.400 desses jatos em operação em mais de 70 países.
Embraer contra o coronavírus
Nos últimos meses, a divisão de suporte da Embraer criou algumas soluções para auxiliar seus clientes durante a pandemia.
Nesse período, a empresa desenvolveu adaptações para o transporte de cargas na cabine de aviões de passageiros e divulgou um Boletim de Serviço para a instalação de filtros HEPA nos jatos ERJ-145. Recentemente, a Embraer divulgou orientações para aplicação de luzes UV-C para higienização do cockpit, assim como desinfetantes de longa duração para o interior das aeronaves.
A Embraer Serviços & Suporte também ajudou os operadores a definir os requisitos para o transporte das vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes devem ser transportados em temperaturas muito baixas, que só podem ser mantidas com a utilização de gelo seco.
As orientações incluem informações como, por exemplo, a forma como os operadores devem carregar e descarregar a carga das aeronaves. Dependendo da configuração, um avião da Embraer pode transportar mais de cem mil vacinas.
Outras soluções anunciadas pela Embraer recentemente foram a aprovação do uso de MicroShield360 e Bacoban, produtos desinfetantes que impedem o crescimento de microrganismos, vírus e bactérias em superfícies na cabine das aeronaves.
Contribuindo além de sua cadeia de produtos, a fabricante colaborou na criação do ATMUS, um sistema portátil de controle biológico para leitos regulares em hospitais, em parceira com Enebras e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
Veja mais: Conheça as variadas divisões da Embraer