A GAMA (General Aviation Manufacturers Association), entidade que reúne os principais fabricantes da aviação geral e executiva, divulgou nesta semana seu balanço de entregas de 2019, revelando uma alta expressiva no segmento de jatos executivos. Foram 809 envios aos clientes (o setor prefere não usar o termo venda ou entrega), alta de 15% em relação a 2018 quando foram remetidos 703 aeronaves.
A análise mais demorada nos números revela que um segmento em particular teve uma procura bem acima da média, puxando o bom resultado, os chamados “Super Midsize Jets”, ou jatos executivos super médios, categoria logo abaixo dos grandes aviões. Foram 147 aeronaves ao todo, alta de 44% em relação ao ano retrasado, motivado pela chegada de novos modelos como o Citation Longitude e o Embraer Praetor 600. O destaque no segmento, no entanto, segue com o Challenger 350, da Bombardier, com 76 envios.
Se somarmos os números dos jatos de médio porte, a categoria responde hoje por quase um terço do setor de jatos executivos, atrás apenas dos modelos leves e super leves que reúnem 41% do resultado de 2019 – os grandes jatos ficaram com um naco de 26% enquanto as aeronaves comerciais adaptadas permanecem com apenas 1% de participação.
A fabricante que liderou o ranking em 2019 foi novamente a Cessna, do grupo Textron, com um total de 206 jatos. A segunda colocada desta vez foi a Gulfstream, parte da General Dynamics. Uma das mais antigas empresas a vender jatos executivos, ela enviou nada menos que 147 aeronaves no ano passado, superando a Bombardier, que acumulou 141 unidades, menos do que a meta de ultrapassar as 150 aeronaves. A Embraer continua com a 4ª posição, com 109 envios contra 91 em 2018, alta de quase 20%.
Fenômeno monomotor
Entre os modelos mais remetidos aos clientes, chama a atenção o bom desempenho de alguns novatos mais uma vez. OCirrus SF50, jato monomotor de categoria de entrada, ampliou seus envios de 63 para 81 unidades, fazendo sua fabricante atingir 10% de participação no geral. O jatinho engoliu seu segmento ao enviar o mesmo que seus três concorrentes diretos, o Citation M2, o HondaJet e o brasileiro Phenom 100.
Outro avião que subiu bastante no ranking foi o suíço PC-24, da Pilatus, que teve 40 envios, ou mais do que o dobro de 2018 e já ameaça o reinado do Phenom 300 no segmento de jatos leves. O avião da Pilatus tem entre seus diferenciais a capacidade de operar em pistas despreparadas, algo inusitado no segmento.
A lista da GAMA acaba somando alguns modelos por conta da falta de informação detalhada de seus fabricantes. Por essa razão, os jatos de grande porte da Gulfstream lideraram novamente o ranking com 114 envios, mas que reúnem aeronaves como o Gulfstream 500, 550 e 650ER. A Bombardier também não separou os jatos Global 5000, 6000 e o novo 7500, embora tenhamos levantado que este último teve 11 unidades enviadas no ano passado.
De acordo com a associação, o resultado de 2019 foi o melhor desde 2009. O mercado norte-americano permanece como o que mais gera demanda por esse tipo de aeronave, com 67% do total.
Pos. | Fabricante | Modelo | 2019 | 2018 | Var. |
---|---|---|---|---|---|
1º | Gulfstream | Gulfstream 500-650ER | 114 | 92 | 23,9% |
2º | Cirrus | SF50 | 81 | 63 | 28,6% |
3º | Bombardier | Challenger 350 | 76 | 60 | 26,7% |
4º | Cessna | Citation Latitude | 58 | 57 | 1,8% |
5º | Embraer | Phenom 300 | 51 | 53 | -3,8% |
6º | Bombardier | Global 5000/6000 | 43 | 41 | 4,9% |
7º | Dassault | Falcon | 40 | 41 | -2,4% |
8º | Pilatus | PC-24 | 40 | 18 | 122,2% |
9º | Cessna | Citaiton CJ3 | 37 | 37 | 0,0% |
10º | Honda | HondaJet | 36 | 37 | -2,7% |
11º | Cessna | Citation M2 | 34 | 34 | 0,0% |
12º | Gulfstream | Gulfstream 280 | 33 | 29 | 13,8% |
13º | Cessna | Citation CJ4 | 33 | 29 | 13,8% |
14º | Cessna | Citation XLS | 22 | 21 | 4,8% |
15º | Embraer | Legacy 450 | 15 | 14 | 7,1% |
16º | Embraer | Praetor 600 | 13 | 0 | |
17º | Cessna | Citation Longitude | 13 | 0 | |
18º | Bombardier | Learjet 70/75 | 12 | 12 | 0,0% |
19º | Bombardier | Global 7500 | 11 | 1 | 1000,0% |
20º | Embraer | Phenom 100 | 11 | 11 | 0,0% |
21º | Embraer | Legacy 500 | 11 | 9 | 22,2% |
22º | Cessna | Citation Sovereign | 8 | 6 | 33,3% |
23º | Embraer | Legacy 600/650 | 5 | 4 | 25,0% |
24º | Airbus | ACJ320neo | 4 | 0 | |
25º | Embraer | Praetor 500 | 3 | 0 | |
26º | Airbus | ACJ319neo | 2 | 0 | |
27º | Boeing | B787-9 | 2 | 0 | |
28º | Cessna | Citation X | 1 | 4 | -75,0% |
29º | Bombardier | Challenger 650 | 0 | 23 | -100,0% |
30º | Boeing | BBJ | 0 | 2 | -100,0% |
31º | Boeing | BBJ Max 8 | 0 | 2 | -100,0% |
32º | Boeing | B777-300ER | 0 | 2 | -100,0% |
33º | Airbus | ACJ320 | 0 | 1 | -100,0% |
Total | 809 | 703 |
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