John Travolta se juntou ao grupo de comandantes habilitados para voar em aeronaves Boeing 737. A notícia foi confirmada pela própria estrela de Hollywood e experiente piloto de aviões com mais de 5.000 horas de voo em seu perfil no Instagram.
“É um momento de muito orgulho na minha história na aviação. Somando-se às minhas licenças de 747 e 707, acabei de receber minha licença do 737”, anunciou o ator de 68 anos, que também é muito conhecido por sua paixão pela aviação.
O ator aparece no vídeo abaixo ao lado do Boeing 737-300 de matrícula N788LS, que foi fabricado em 1988, convertido em aeronave VIP em 2007 e adquirido pela empresa Constellation Productions, de Travolta, em fevereiro deste ano.
Ver essa foto no Instagram
Além de possuir as licenças a voar nos modelos Boeing 707, 737 e 747, Travolta também é habilitado para pilotar jatos Gulsfstream, Bombardier Challenger e Learjet, Dassault Falcon, Beechcraft Hawker, Cessna Citation, e os modelos militares clássicos de Havilland Vampire e Canadair CL-41 Tutor, entre outros.
Paixão pela aviação
Piloto privado desde os 22 anos de idade, John Travolta já possuiu uma série de aeronaves, entre jatos executivos e aviões clássicos comerciais e militares retirados de serviço. Atualmente, o ator é dono de pelo menos cinco aviões, sendo o mais famoso deles o Boeing 707 “Jett Clipper Ella”, que no passado operou na frota da companhia aérea australiana Qantas Airways. A coleção do astro também inclui dois jatos Gulfstream, um Challenger 601 e um Eclipse Aviation EA500.
Alguns dos aviões de John Travolta ficam estacionados em sua própria mansão, no “condomínio-aeroporto” Jumbolair, na Florida, nos Estados Unidos (na imagem abaixo).
Em 2017, Travolta anunciou a doação de seu 707 ex-Qantas (avião que também já pertenceu a Frank Sinatra e o bilionário Kirk Kirkorian) ao Historical Aircraft Restoration Society da Austrália, que planeja expor o modelo ao público. Porém, a pandemia de Covid-19 atrasou os planos de manutenção e restauração da aeronave, que estaria estacionado no Aeroporto Brunswick Golden Isle, no estado da Georgia, desde então.